Renomear a arquitetura: quando a teoria precisa olhar para a vida

Imagem
Há livros de arquitetura que nos ajudam a entender melhor projetos e/ou a trajetória de um profissioal. Há outros que ajudam a entender melhor a própria arquitetura.  Renomear a arquitetura em sua evolução técnica, formal e ética (Editora Olhares) , do  renomado arquiteto catalão Josep Maria Montaner, pertence à segunda categoria. Fazia um tempo que um livro de teoria não me pegava tanto para a leitura e reflexão. Um dos motivos é que, depois de tantos anos trabalhando com arquitetura, uma questão continua me acompanhando desde sempre: para quem estamos projetando? A pergunta parece simples. Talvez até óbvia. Mas basta lançar um olhar mais crítico para nossas cidades, nossas casas e nossos edifícios para perceber que esta pergunta ainda está longe de ser respondida de maneira satisfatória. Quem circula por esses espaços? Quem consegue permanecer neles? Quem é considerado quando uma calçada é desenhada, quando uma moradia é planejada, quando se define a altura de uma banca...

Quando eu nasci

Quando eu nasci o mundo era mais simples. O homem mal começava a corrida espacial. As noticias chegavam por rádio. As cartas pelo correio. As pessoas datilografavam seus trabalhos e usavam carbono para cópias.
Brasília nem tinha sido inaugurada. Telefone e carro eram luxo.
Mas eu não vou cair na pieguice de achar que tudo era melhor. Não havia penicilina, nem vacina Sabin. Não havia internet nem celular. O tempo é o que é. Os dias correm, com o passar dos anos, teimam em correr mais depressa. Os inventos se sucedem. Necessidades são construídas. Mas do que a gente carece mesmo é da capacidade de sonhar. E fazer dos sonhos, realidade. Cada qual com seu jeito.
o mundo que hoje me tem nem é assim tão diferente do mundo em que nasci. Pessoas são pessoas em todas as épocas. Com suas grandezas e pequenezas. Com suas paixões e necessidades.
E com seus sonhos. Hoje não falo de Arquitetura. Hoje apenas arquiteto desejos de me reinventar a cada dia. De me aproximar daquilo que meu coração pede. De me ser.
Feliz aniversário então me dou.

Comentários

  1. Hoje é dia de Celebração.

    ...Vida, vida que mais te quero ainda
    Linda vida, que mais te faço linda...

    P*A*R*A*B*É*N*S

    Tudo de bom.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Alvíssaras!

    Então comemoremos, fique com um beijão dos amigos em Sampa, Oscar e Sil!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Achei genial o texto para se parabenizar.

    ResponderExcluir
  4. Achei genial o texto para se parabenizar!
    Parabéns²! Pelo texto e pela data.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meus amigos !
    Contar com o carinho de vocês é o maior presente.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  6. Lena
    so vi agora que foi seu niver ontem!
    Ando tão enrolada desculpe!
    Espero que seu dia tenha sido mágico.
    Saúde, paz, amor e muita prosperidade.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Ola Querida!
    Parabens pelo aniver (mesmo que atrasado)!
    como sempre belas e sábias palavras!
    otima comparação com o tempo! e vamos arquitetar muitos sonhos !!!

    bjos e se reinvente sempre!!

    ResponderExcluir
  8. Colegas !!! Que bom que apareceram para a festa que, como boa alemã, dura sempre uma semana (rsss). Obrigada pelo carinho.
    Beijos
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Processo da Arquitetura

DIREITO À PAISAGEM