MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Gaúcho inventou o rádio

Roberto Landell de Moura , um homem com uma mente brilhante que anteviu o futuro e inventou maravilhas que espantaram a sociedade onde vivia. Que não o entendeu.

Segundo a Wikipédia, um jornal da época publicou no dia 16 de dezembro de 1900 uma reportagem onde dizia :
quantas e que amargas decepções experimentou Padre Landell ao ver que o governo e a imprensa de seu país, em lugar de o alentarem com aplauso, incentivando-o a prosseguir na carreira triunfal, fez pouco ou nenhum caso de seus notáveis inventos.
Foi chamado de louco ou feiticeiro por uma sociedade que não tinha alcance para suas ideias. E mesmo agora, 150 anos após o seu nascimento, ainda é conhecido por poucos.Enquanto Marconi teve todo apoio do governo italiano para sua invenção, aqui no Brasil "Landell não conseguiu financiamento privado ou governamental para continuar as suas pesquisas nem para construir equipamentos de rádio em escala industrial."(Wikipédia)

É assim de que se constrói a História. Ela é feita de ações. Mentes brilhantes estão em todas as partes do mundo, mas precisam de incentivo. Que essa história sirva de exemplo para o futuro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura