Torre Solar - Rio 2016 - Proposta

Essa proposta de Torre Solar para os Jogos Olimpicos no Rio 2016 tem como conceito passar uma mensagem de que uma  sociedade voltada  para o futuro deve se basear em uma atitude de responsabilidade perante o meio ambiente. O edificio deve fornecer energia  tanto para a cidade do Rio de Janeiro e seus cidadãos como lançar um apelo  que sensibilize para  uma boa utilização dos recursos naturais. Após a Eco 92, o Rio de Janeiro poderá ser novamente o ponto de partida para um movimento global verde e para o desenvolvimento sustentável das estruturas urbanas.
 O projeto consiste em uma usina de energia solar que produz energia por dia para a  vila olímpica.  A eletricidade produzida pode ser utilizada para a iluminação da torre ou para a cidade. Em ocasiões especiais, esta máquina "construção"se transforma em uma impressionante maravilha da natureza: uma cachoeira urbana, um símbolo para as forças da natureza. Ao mesmo tempo, será a representação de uma consciência coletiva da cidade para a sua grande paisagem circundante. Via uma praça urbana localizada a 60 metros acima do nível do mar você pode obter acesso ao edifício. Através do anfiteatro, chegar à entrada situado no piso térreo. 
 
Tanto a área de entrada e anfiteatro podem servir como um lugar de encontros sociais e eventos. Os espaços públicos são acessíveis a partir deste ponto. A cafeteria e a loja estão situados abaixo da cachoeira e oferecem uma vista deslumbrante. O elevador público leva o visitante para as plataformas de observação e a varanda urbana. Os escritórios da administração podem ser acessados a partir do foyer. Os espaços semi-públicos estão localizados na área de trás do edifício, assim, eles podem ser usados separadamente. Na varanda urbano situada no topo da torre de 105 metros acima do nível do mar, o visitante tem uma visão de 360 ° sobre a paisagem e pode experimentar a cachoeira ao andar sobre o céu de vidro do andar. 

Comentários

  1. Oi Elenara,
    Como moradora do Rio acho um investimento enorme numa área hiper privilegiada, típico "ícone pra inglês ver". Enfim, um dinheiro que podia ser muito melhor investido...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros