Internet das coisas - equipamentos trocando dados entre si

Um consórcio de empresas e instituições de pesquisas européias estão desenvolvendo uma maneira de equipamentos de diversos fabricantes possam conversar entre si, trocando dados e permitindo que as nossas casas tenham uma "inteligência"adicional.

É o Projeto Hydra que, através de uma camada de middleware, orientada para o serviço a ser prestado, se propõem a "ajudar os fabricantes, desenvolvedores de software e integradores de sistemas a construir aparelhos e equipamentos que possam ser ligados em rede com facilidade e flexibilidade através de serviços web, criando soluções de alto desempenho e com ótimas relações entre custo e eficiência," explica o gerente do projeto.

"Se você deseja obter um valor de temperatura, você pode simplesmente pedir ao middleware semanticamente - 'Eu quero a temperatura desta sala' - e a camada Hydra irá interpretar o pedido e fornecer acesso aos sensores correspondentes," explica ele.

Toda a plataforma Hydra está sendo desenvolvida como código aberto (open source) e está disponível no repositório SourceForge. Mais informações podem ser obtidas no site www.hydramiddleware.eu.


Leia mais de onde eu li essa noticia

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros