Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Imagem
Vivemos tempos curiosos. Nunca produzimos tanta informação e, ainda assim, milhões de pessoas seguem excluídas de decisões que afetam diretamente suas vidas. Muitas vezes a barreira não está na falta de acesso à internet ou aos meios de comunicação. Ela se encontra muitas vezes na linguagem, na complexidade desnecessária, na distância criada entre quem comunica e quem precisa compreender. Foi com essa reflexão que participei, como assessora de acessibilidade, do 1º Congresso Gaúcho de Comunicação Pública, realizado em Porto Alegre. Promovido pela Dominus Consultoria e Capacitação em parceria com a Estratégia de Comunicação & Copy Sawitzki Inovação e Experiência Humana, o evento reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas que hoje ocupam lugar central na vida democrática. Ao longo do dia, palestrantes como Sandra Bitencourt, Maria José Finatto, Rodrigo Abella, Soraia Hanna, Daniela Machado, Leandro Rolim e Gustavo Ferenci compartilhar...

Emocionalmente belo

Recebi um e-mail indagando sobre o que seria uma pessoa emocionalmente bela. O que sente, como se comporta, que palavras usa. Como vive, em que ambientes mora. 

Pensei comigo que uma pessoa assim é iluminada. Ela se sente bem consigo mesma e com os outros. Ela fala e age com a alma e não segue tendências por moda, mas na verdade, creio que nem liga muito se o que gosta é tendência ou não. Ela não segue regras. Vive e segue o coração.

Ó beleza! Onde está tua verdade?

William Shakespeare

E o ambiente onde vive tem em geral a sua cara. Pode ser clean, pode ser barroca, étnico ou contemporâneo. Mas com certeza nunca vai ter jeito de casa de loja, não vai ter o estilo de outra pessoa.

"todo o problema do artista é o modo de ver o mundo. Não sou um decorador, sou um homem que se expressa".Iberê Camargo 

Cozinha de quem cozinha com amor é ambiente emocionalmente belo. Assim como escritório de escritor, com seus livros muito usados e uma gostosa cadeira que convida uma reflexão em uma leitura prazerosa. Ambiente emocionalmente belo é o que exprime verdade.


Ao construir uma casa ou decorar um cômodo, as pessoas querem mostrar quem são, lembrar de si próprias e ter sempre em mente como poderiam idealmente ser. O lar, portanto, não é um refúgio apenas físico, mas também psicológico, o guardião da identidade de seus habitantes." A arquitetura da felicidade, Alain de Botton, 

 E aí o desafio de quem auxilia a criar os espaços para outras pessoas. Saber captar a essência do cliente, saber VER as suas necessidades e expressa-las para que a outra pessoa possa se achar e se sentir em casa.





Comentários

  1. Isto é do Kant:
    ¨Belo é tudo aquilo que sem nenhuma intelectualização, é objeto de uma satisfação do espírito"

    Quero ver sua retrô de década!
    É tão gostoso de fazer.Sempre fica faltando alguma coisa,mas é preciso ter firmeza e optar por uma única direção e eu optei pelo que me fez feliz e realizada.

    2010 Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Calungas, a representação da escala nos desenhos

Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia