Arquitetando e organizando lavanderias pequenas - algumas ideias

Lavanderias ainda são importantes em nossas casas. Por mais que nossos hábitos venham mudando e nossos apartamentos encolhendo, o hábito de lavar roupa suja em casa ainda se faz presente em nossas vidas. Aqui no Rio Grande do Sul temos o hábito de chamar essas peças de áreas de serviço.

E como organizar as lavanderias que ainda dispomos em nossos lares? Algumas ideias:

Disposição dos equipamentos


Reunir em fila ajuda a otimizar os trabalhos. Nem todos dispomos de grandes esquadrias com orientação solar adequada e, nesse caso, máquinas de lavar e secar são muito usadas (ou as duas em uma só - ajuda no espaço, mas se der pane, ficamos sem as duas ao mesmo tempo - faça a ponderação custo benefício).


Se o espaço for um pouco maior, podemos já reunir o maquinário com o local de passagem de roupa. E nesse caso duas providências interessantes: locais para os produtos de limpeza ao lado das máquinas e cabides para as roupas já passadas.


Outras ideias de disposição.

Armazenamento e organização 

Embora sejam em geral espaços pequenos - e até por isso - saber aproveitar locais práticos para guardar as peças já lavadas ou as lavar separadas é interessante porque a gente não lava peças brancas com outras coloridas, por exemplo. Usar aramados com caixas plasticas é um recurso barato e eficiente.  
Mesmo espaços estreitos podem ser aproveitados para organizar materiais e roupas.
Outro exemplo de aproveitamento de cantos para os materiais de limpeza.
 E não é preciso marcenaria cara. Usar recursos simples podem facilitar e muito a vida de quem lava sua roupa em casa.   

Praticidade e funcionalidade

Alguns recursos como gavetas auxiliares para máquinas suspensas e práticos locais onde armazenar as roupas - com indicação de como lavar e passar - são ótimos auxiliares!

Secando

 Mesmo dispondo de secadoras, as vezes necessitamos secar as peças em varais. E eles em geral não são um espetáculo bonito. Por isso existem sugestões de torna-los mais discretos, fazendo com que fiquem embutidos quando não são usados. Mas é preciso ter alguns cuidados. Na foto acima, por exemplo, um deles, quando aberto fica na frente da máquina. Não me pareceu muito prático. 
 Nesse abaixo vemos a mesma solução usada mais alto (e nas de baixo porque é uma parede de circulação livre). Essa solução é interessante, mas a realidade que temos nas nossas áreas não se assemelha muito à ela.

 Assim sendo, os varais de parede podem ser soluções práticas. Em casas podem ficar em corredores de acesso. Gostei dessa solução em que ele pode ser dobrado, liberando a circulação. Ou podem ser como os do exemplo abaixo, encontrados no comércio, muito usados em áreas com forro em gesso. O comando pode ser em cordas ou em manivelas (que acho mais práticas e bem mais baratas que os controle remotos)



E abaixo um esquema bem prático de como otimizar pequenas lavanderias:
  • Prateleira alta para armazenar produtos sazonais
  • Cabides para roupas
  • prateleiras para caixas diversas, produtos de limpeza
  • Local para armazenar a tabua de passar roupa e ferro
  • Mural para recados e inspirações
  • Bancada para trabalho com local para tanque, maquinário
  • cestos para roupas 


Veja mais ideias em:


Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros