Escola sustentável no Uruguai usa modelo earthship


Sincronicidades. As chamadas coincidências significativas da vida e que revelam uma energia que conecta pensamentos e/ou sentimentos comuns. É aquele pensar em alguém e essa pessoa ligar. É mais. É pescar um vídeo na web, deixar para pesquisar e uma amiga querida (a Sam Shiraishi) te mandar uma dica sobre uma escola 100% sustentável feita por quem? Pelo autor do vídeo que se tinha separado....



Já tinha falado sobre Michael Reynolds e a sua proposta de"Earthship Biotecture na postagem sobre Casas autônomas feitas do lixo.

Agora soube que ele construiu a primeira escola pública totalmente sustentável na América Latina. Ela foi feita com a ajuda de duas centenas de voluntários de vários países. Está localizada em Jaureguiberry, na costa do Uruguai.


Fonte

Fonte
Usando os princípios mostrados no vídeo lá de cima, a escola utilizou materiais reciclados. Segundo o site do Ciclo Vivo, "para um edifício de 270 m2, foram usados: dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio."  A escola vai usar energia solar, coleta de água da chuva e hortas para produtos orgânicos.  


Mais detalhes podem ser vistos no site Una escuela sustentable” onde fica evidenciado o modelo de escola e aprendizado que se pretende implantar ali:

Esta escuela, de Modelo Rural, permitirá a toda la comunidad vivir a diario la reutilización de residuos, el aprovechamiento de los recursos naturales y el respeto hacia el medioambiente.
A través de la vinculación con diferentes proyectos y emprendimientos vemos en esta escuela el dispositivo ideal para conectar y potenciar la educación, la tecnología y la innovación en el marco de un estilo de vida sustentable y una concepción diferente de nuestros hábitats actuales.

Fotos Divulgação

Fotos Divulgação
Uma proposta de fazer a Arquitetura com um conceito verdadeiramente cooperativo, usando materiais reciclados (na escola 60% dos materiais utilizados, o foram), utilizando a cooperação e a ajuda da comunidade. Uma bela iniciativa que, espero, floresça e dê bons frutos.

 Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros