Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2016/02/29

8 Brinquedos para despertar mentes curiosas e criativas

Quando pequena adorava brincar com blocos do pequeno construtor e com mobílias que eu mesma fazia com caixas de fósforo. Já reciclava. Aliás, todos reciclávamos e reaproveitávamos o que dava. A cultura do desperdício ainda não tinha se instalado em nossas vidas. Já falei sobre essas memórias afetivas de espaços e brincadeiras e como elas marcaram a minha vida. Mas, e se fosse criança hoje, que brinquedos gostaria de ganhar? 

A Sam Shiraishi me mandou um link de brinquedos bem bacana com uma centena de possibilidades e escolhi algumas que fariam a alegria de uma futura arquiteta. Entre eles alguns mais baratos e eco-friendly. 


1- World Geo Blocks - Para uma mente que gosta de viajar e compreender o mundo, esses blocos com os países e seus nomes, ajudam a aprimorar a inteligência espacial, tão importante em pessoas que criam.

2- Blocos de alfabeto e Braille - Estes blocos são super bacanas para brincar com o aprendizado das letras do alfabeto e de quebra ainda ensinam a linguagem Braille. Vou ter que pesquisar algum do gênero que ensine Libras também.
3 - K-nex - Introdução à estruturas - Pontes - Vamos combinar que aprender os fundamentos de estruturas brincando é muito mais divertido que aprender em salas de aula mais tarde. ADOREI esse brinquedo!




4- Mesa multiúso - Toda criança gosta de desenhar. Talvez 0,01% não. Mas não os conheço. Algumas gostam mais. Eu era uma dessas. E meus pais notavam e me davam meios como lápis de cor e cadernos. Com certeza iria adorar ter uma mesa cheia de possibilidades de organização. 
5- Palhas e conectores - Imaginem as possibilidades de construir estruturas, naves espaciais, casas e barcos! A imaginação é o limite! Um dos que mais gostei pela simplicidade do conceito e pelo preço. Muito mais impactante uma criança ganhar algo mais barato que a faça interagir, que um mega caro brinquedo em que ela vai ficar passiva. Pelo menos eu penso assim.
6- Estruturas - Um pouco mais caro, mas permite construir edificações mais complexas e compreender de forma empírica como funcionam equilíbrio e composição formal. Minha criança interna ia gostar de ganhar até hoje.
7 - Ferramentas - Esta maleta para crianças maiores e a de baixo para menores estimulam a descoberta. Eu tinha a mania de abrir as coisas que não funcionavam. Minha mente sempre procurava uma lógica de funcionamento. Algo que parecesse fora do lugar poderia ser a chave para a arrumar e fazer funcionar. Acham graça? Já arrumei um carro que não funcionava olhando o motor e vendo um fio solto que os homens ao redor não tinham visto. E não entendo nada de mecânica. Mas o carro voltou a pegar...

8- Habitadule - Essas peças podem formar estruturas incríveis! Já fiquei imaginando que dá para bolar algo parecido com papelão...
Interessante que fiquei pensando que até uma certa idade meninos e meninas ganham brinquedos iguais : blocos de armar, mobiles, jogos para encaixe. Depois é que os papéis parecem se separar com os meninos ganhando armas, carros, ferramentas e tudo o que os leve a descobrir o mundo lá fora. Desbravadores como os antigos homens das cavernas. Às meninas tocam as casinhas, as bonecas, os fogões e todas as ferramentas de dentro de casa. 

Folgo em saber que isso está mudando e que já existem brinquedos onde todos podem exercer todos os papeis e exercitar o maior de todos os bens que ganhamos ao nascer: o poder de escolha.

Pessoas criativas e curiosas escolhem. Meninas podem desbravar. E podem ser maternais. Meninos podem ser paternais. E podem desbravar. Respeitem suas escolhas. Não as imponham. E que sejamos todos felizes.

Mais brinquedos para construção AQUI 

Gostou? Tem alguma sugestão? 


Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More