Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2015/02/20

Centro de Vida - Design sustentável e saudável

Um Centro de Vida que oferece um ambiente repleto de verde e cheio de luz natural só pode favorecer os pacientes. Um ambiente hospitalar ou uma casa de repouso, pela própria atividade que contém, deve ter uma solução arquitetônica que relaxe e faça bem para todos os usuários, sejam as equipes de saúde, sejam os pacientes. O Vida Saudável Centro SK Yee, projeto de RLP Partners (RLP) é um exemplo disso.
Com estrutura de ferro com baixa pegada de carbono, telhados e fachadas verdes (A cobertura verde alcança mais da metade do prédio) e os ambientes ligados à espaços abertos, os projetistas garantiram além de um ambiente agradável, uma boa ventilação natural cruzada.A ventilação cruzada é a que garante, pelo projeto, que o vento possa fluir naturalmente pelos ambientes pela colocação estratégica das aberturas.
A arquitetura, mais que soluções técnicas, deve se preocupar em oferecer soluções que sejam sustentavelmente saudáveis para seus habitantes. Cidades que ofereçam condições seguras e agradáveis, prédios que nos coloquem em contato com o melhor de nós, espaços que ofereçam calma e nos afastem do stress. Imaginem que isso é desejável em um ambiente do dia a dia, em ambientes que visam à cura, muito mais.


Os ambientes claros e ligados ao verde garantem uma economia energética. Mas mais que isso, nos colocam em contato com a natureza e seus ciclos. Me lembro até hoje dos prédios provisórios que existiam na UnB na década de 70. As aulas todas davam para um jardim interno. A calma, a tranquilidade, a beleza da simplicidade ficaram em mim até hoje. E o aproveitamento nas disciplinas era muito maior. 

Um exemplo de projeto em que a participação dos usuários na elaboração do projeto gerou uma solução que agrada e satisfaz à todos.

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More