Atenas, memórias de uma cidade

Foto Tereza Longhi
Tenho com a Grécia uma ligação desde sempre. Talvez os livros que li - especialmente Monteiro Lobato na infância, fizeram com que eu crescesse admirando e olhando os mitos e deuses como velhos amigos, daqueles que a gente ouve histórias e conhece as traquinagens. Péricles, Aspásia, Sócrates e os semi deuses eram meus companheiros de imaginação. Imaginem então minha alegria quando estive pela primeira vez na Grécia! Meu olhar de admiração para as ruínas do Partenon, o usar dracmas para pagar despesas e andar pelos mesmos caminhos de tantos sábios antes me fizeram delirar.

Por isso saber mais e mais sempre me encanta. E falar de arquitetura sem citar a Grécia é praticamente impossível. Já falei sobre a isonomia grega e sobre os templos gregos, especialmente o de Apolo, assuntos de outros almoços no Studio Clio.

Esse almoço Clio falou sobre Atenas, memória de uma cidade e teve como palestrante Francisco Marshall. A gastronomia ficou a cargo de Leonardo Magni e Liliana Andriola

Atenas foi o epicentro da maior revolução cultural da história da humanidade, no século V a.C., era trágica, apogeu da democracia e do iluminismo grego. Neste Almoço Clio, atividade do ClioTur Grécia 2014 - Ao encontro de Dioniso, o prof. Dr. Francisco Marshall apresentou a formação e o desenvolvimento da cidade, suas áreas, arqueologia, marcos, monumentos e principais realizações.

Cardápio
Entrada
Salada de grão de bico, tomate cereja e alho-poró 


Principal
Keftedes (almôndegas) ao molho de iogurte e couscous de tâmara e bacon



Sobremesa
Torta de ricota e m
el




Na verdade acho absolutamente fascinante que ainda hoje a influência de uma sociedade de milênios atrás se faça tão presente em nossas vidas. Creio que é esse o valor da História, aprender sobre pessoas que pensaram e fizeram em tempos tão distantes. E construíram valores, prédios, concepções e filosofias tão ricas que permanecem hoje como marcos e tesouros de uma era de ouro. 

 O urbanismo grego é representado pela força de suas cidades. Atenas começa sua era de ouro arquitetônicamente falando em torno do século V, sob o comando de Péricles que contrata arquitetos e artistas para erigir aqueles que seriam os prédios mais emblemáticos da civilização helena: o Pártenon e seu conjunto na acrópole ateniense. Veja no vídeo abaixo maiores informações sobre a história de Atenas.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros