Casa de chá em bambu

Quando analisamos um projeto arquitetônico um dos primeiros passos é entender o seu uso, a que se destina e o que representa para a sociedade e/ou local onde se insere. Sem entender o conceito do projeto, toda crítica se torna meio vazia.

A Cerimônia do Chá na China se reveste de uma simbologia que transcende o ato de simplesmente tomar um líquido. Seu espírito pode ser traduzido em palavras como “paz, respeito, harmonia, pureza”. E nada mais coerente com esse conceito que essa linda casa de chá na China, toda feita em bambu.
O escritório HWCD, com atuação no Oriente e no Ocidente é o criador dessa casa de chá feita em bambu.E segundo o site da empresa, o seu trabalho é "guiado por uma crença de que a qualidade do nosso ambiente tem uma influência direta sobre a qualidade de nossas vidas, quer seja no trabalho, em casa ou na esfera pública. Aliado a isso é um reconhecimento de que a arquitetura é gerada pelas necessidades das pessoas - material e espiritual - e uma preocupação com o contexto físico e da cultura e clima do lugar.

"Acreditamos que em um mercado cada vez mais globalizado, a arquitetura deve se beneficiar de uma resposta contextualizada que reconhece a especificidade cultural e ambiental da sua região." HWCD
Nesses nossos tempos de tanta coisa parecida em Arquitetura, edifícios que poderiam estar em qualquer local porque na verdade não tem identidade com o entorno, mas com tendências ou modas globais, é salutar ver projetos que se inserem na sua região, traduzem uma visão local e por isso mesmo se tornam globais.





http://www.designboom.com/architecture/hwcd-bamboo-courtyard-teahouse/


Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros