Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/10/22

Sonhos de arquiteto

Sonho
Sonho por lenarastein no polyvore.com
Eu costumo sonhar um sonho que se repete na forma, mas não nos detalhes. Sonho que estou em uma casa antiga, que me mudei para uma tapera e quando vou abrir uma porta : Surpresa ! 

Lá se esconde uma espaço riquíssimo, cheio de detalhes, enorme, bonito, super luxuoso. 

Nem vou me deter aqui nos aspectos psicológicos que deve ser que tenho que descobrir meus tesouros interiores ou algo do gênero. 

Mas gente ! Como são detalhados os espaços que vejo ! Nossa, tem luz, tem forma, tem conteúdo ! 

E me pego imaginando se os arquitetos sonham diferente do resto das pessoas. 

Será que o trabalhar com criação cotidianamente influi nos processos mentais de tal forma que reproduzimos inconscientemente o repertório que vamos adquirindo por pesquisa e olhar ? 

E não chega a ser um sonho com um problema em particular. Adoraria achar a solução de meus projetos dormindo.Isso só me aconteceu uma vez. O projeto saiu inteirinho no sonho e só tive que formata-lo no dia seguinte. Mas era uma coisa pequena, um programa simples e que nem foi levado a termo. 

Mas esse processo mental me fascina. Tanto que numa consulta com um neurologista para minha mãe, ele foi mostrando uma tomografia em imagens e como o sangue flui nas carótidas e vai para o cérebro, e fui ficando maravilhada de ver como a concepção de nosso projeto ser humano é fantástica ! 

E também me dei conta que tantas pessoas procuram a beleza no exterior, e se esquecem de trabalhar com o interior. Veias entupidas, resultado de excessos que podem ser trabalhados podem colapsar uma vida ! E é um processo silencioso, exatamente como canos entupidos fazem com uma casa. 

E também me dei conta que o meu processo de projetar tem essa visão, de dentro para fora, cuidando da infra, priorizando que canos e fios estejam perfeitos antes de partir para os retoques. 

E você, com o que sonha ?    

Comentários
5 Comentários

5 Opiniões:

Geralmente, eu sonho em resolver problemas.Sempre estou procurando algo ou alguém.
Tenho algumas pistas e por aí vai...
Até sonhei que estava em uma nave.
Seria espacial?
E o mais estranho é que me ofereceram sanduíche de pão de forma com um patê verde estranho.

Ótimo sábado!

bjks

Pode parecer piegas, mas sonho com um mundo mais limpo, mais humano, mais justo e muito mais simples. Um mundo onde as coisas sejam claras e o amor prevaleça.
Sonho também em conheçer o mundo, viajar para todos os lugares, desvendar cada buraco desse planeta.
Sonhar nos dá uma força incrivel, né? Uma pessoa sem sonhos é uma pessoa sem futuro, sem esperança.

Sem dúvida, sonhar é essencial, seja esse sonho acordado ou dormindo. E eles sempre nos falam muito de nós mesmos.
Adorei os comentários.
Abraços

Cara amiga, este sonho revela muito sobre você!

Não para mim, que já te conheço, mas para Gestalt, somos cada detalhe do sonho... A interpretação seria colocando tudo na primeira pessoa, mais ou menos assim: sou uma casa antiga (andas sentindo o peso dos anos?)... Sou uma porta que quando se abre revela...

E você é mesmo assim, dona de um interior primoroso, que não é evidente para o olhar superficial.

É preciso que você abra a porta para se deixar conhecer, e quem tem esta sorte também precisa pertinácia, pois não encontra um espaço vazio, ou com poucos atributos, que possa absorver logo de cara. É preciso dedicar tempo, sempre bem recompensado, já que cada pequeno particular merece admiração.

É por isso que sou seu fã!

Abração,

Oscar

Poxa que bonito, Oscar...por isso sou tua fã também...
Beijos
Elenara

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More