13 pontos essenciais na escolha de cores para um ambiente de trabalho

imagem pixels

As cores têm um impacto psicológico muito forte e podem influenciar diretamente o nosso humor, o nosso estado de espírito e até mesmo o nosso rendimento no trabalho. Por isso, é muito importante escolher as cores certas para o ambiente de trabalho, de forma a criar um espaço agradável e motivador.

Em geral, as cores que tem sido mais aconselhadas para um ambiente de trabalho são o amarelo, o azul e o verde, que têm um efeito calmante e relaxante. O amarelo, por exemplo, é uma cor que estimula a criatividade e a produtividade, enquanto o azul é uma cor que favorece o foco e a concentração. Já o verde é uma cor que transmite tranquilidade e serenidade, o que é muito importante num ambiente de trabalho, onde a pressão e o stress são constantes.

No entanto, é importante ter em conta que as cores também podem ter um outros efeitos, dependendo do contexto. Por exemplo, o vermelho é uma cor que pode aumentar a pressão arterial e o nível de adrenalina. Da mesma forma, o laranja e o amarelo-claro também podem ser agressivos e estimulantes, pelo que devem ser usados com parcimônia ou em ambientes onde essas emoções devam ser estimuladas.

Enfim, as cores são muito importantes num ambiente de trabalho e devem ser escolhidas com cuidado, de forma a criar um espaço agradável e produtivo. 1. A cor do ambiente de trabalho deve ser agradável e relaxante; é importante entender o tipo de trabalho que se desenvolve no ambiente para escolher uma paleta harmoniosa.


2. As cores claras tendem a aumentar a sensação de espaço;


3. As cores mais escuras podem criar uma atmosfera mais concentrada e séria;

4. A cor da parede principal deve ser alegre, enquanto as paredes secundárias podem ser mais neutras;


5. O teto deve ser sempre claro quando se deseja  aumentar a sensação de altura do ambiente; 


6. Os móveis e acessórios devem seguir a mesma lógica de cores, sendo as cores mais claras para os itens que ocupam mais espaço e as mais escuras para os itens menores;


7. A iluminação natural é sempre bem-vinda e deve ser aproveitada ao máximo;


8. A iluminação artificial deve ser bem planejada para não criar sombras indesejadas;


9. As cores quentes tendem a aumentar a sensação de aconchego;


10. As cores frias tendem a diminuir a sensação de calor;



11. A cor do chão deve ser escolhida de acordo com o restante do ambiente



12. Os objetos decorativos devem ser escolhidos a fim de complementar as cores do ambiente


13. É importante levar em consideração o estilo do ambiente de trabalho ao escolher as cores, para que elas estejam em harmonia com o restante da decoração.







Fontes e imagens: Playground OPENAI, Pixels, Pixabay, Pinterest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros