Paisagismo sustentável integrando natureza e humanidade no séc XXI

Ricardo Cardim

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm buscado soluções para um estilo de vida mais sustentável. No entanto, muitas vezes isso parece ser um desafio e por isso mesmo o livro do botânico Ricardo Cardim falando sobre "Paisagismo Sustentável para o Brasil" e com o instigante subtítulo "integrando natureza e humanismo no século XXI" nos chega como uma instigante reflexão sobre o nosso próprio conceito de paisagismo e de sustentabilidade. 

Cardim começa o livro falando de sua experiência e de como percebeu que o nosso meio ambiente não apenas ia se deteriorando em qualidade de vida, como mesmo nos momentos em que jardins ou áreas verdes começavam a ser valorizados, não refletiam a imensa riqueza vegetal que temos em nossa nação. Na maioria das vezes, os jardins eram feitos com espécies de outros países e continentes, em detrimento das nossa vegetação nativa.

Em uma linguagem de fácil acesso, sem ser obvia, o autor nos envolve em uma narrativa que mistura muita pesquisa falada de modo coloquial e rico. O livro é fartamente ilustrado e se divide em duas partes. Na primeira, um traçado sobre nossas raízes e história, como chegamos onde chegamos. E na segunda, Cardim aponta caminhos para um paisagismo sustentável e como ele se relaciona com a natureza e o bem-estar humano. 

Um ponto fundamental é como o autor nos mostra a riqueza contida em nossa flora e como ela pode ser aproveitada na criação de paisagens sustentáveis. Nesse sentido, o livro nos apresenta um conceito inovador de paisagismo que pode ajudar a transformar o paisagismo no Brasil não apenas mais sustentável, mas mais verdadeiro e integrado nos aspectos estéticos, de meio ambiente e mesmo de saúde pública. 

Uma obra de fôlego que é útil tanto para leigos como para profissionais da área, e para todos que reconhecem a importância de se planejar harmonicamente áreas verdes que fortaleçam a integração entre natureza e humanismo.

A leitura desse livro tem se revelado um excelente meio de aprendizado, além de um mergulho em um mundo de belezas e possibilidades de ampliação de conhecimentos.

Recomendo.


O autor

Ricardo Cardim é botânico e paisagista, mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros