Refúgios para estar, morar ou apenas sonhar


Entre o sonho de largar tudo e ir andar pelo mundo, carregado por uma casa de rodas, ou apenas optar pela simplicidade de poucos metros quadrados de uma tiny house (casa minúscula ou pequena), há ainda a opção de refúgios comunidades. Sabe aquele velho sonho de morar com os amigos ao invés de passar a velhice em um asilo ou casa de repouso? Bem melhor mesmo passar os anos que restam em boas conversas, muito vinho ou cerveja, de preferência com uma bela paisagem e muito verde. 

Para quem está sonhando, planejando ou apenas curtindo a ideia, reuni algumas propostas de hoteis, resorts e comunidades que podem alimentar suas inspirações.

Começando pelo Refúgio Ni-Newen de MHarquitectos. São oito cabanas localizadas no Chile, país em grande popularidade no momento, em uma área verde magnifica.  

arquitetando ideias blog

Me chamou a atenção pelo fato de reunir pequenas habitações em torno de uma área comum, de convívio e poder ser mais que apenas um hotel de passagem, mas com potencial de se transformar em um local de moradia mais permanente. Obvio que para seniores, há muitas escadas e acessibilidade é um dos requisitos a ser pensado porque nem todos os adultos mais maduros continuam agéis. Mas não custa sonhar, não é mesmo? 

Blog arquitetando ideias

Já para quem imagina um local com mais diversidade arquitetônica, o Ironwood Grove, localizado em Nashville, Tennessee, é uma comunidade de 6 pequenas casas que foram transformadas em um pequeno hotel. As habitações minúsculas são todas diferentes e também contam com um local central de convívio e lazer. 



Há também alternativas de estacionamentos para Tinys espalhados pelo mundo. E outros tantos locais com opções em forma de contêineres reciclados como The Flophouze Hotel, no Texas.


Algumas propostas são inusitadas, quase bizarras, como esse hotel em forma de barricas em uma fazenda no México. Aliás uma tendência em alta tanto em propostas como airbnb ou hoteis que exploram a criatividade em forma de espaços temáticos. 


Mas se a proposta passar por algo mais próximo à poesia e à contemplação das noites estreladas, um hotel em forma de bolhas transparentes pode ser uma opção bastante atraente. Há várias propostas pelo mundo, nas mais diversas localizações. Este da foto abaixo está localizado no México. 
 

Então...propostas e ideias existem as mais variadas. Sonhar é possível e desejável para planejar um futuro ou presente mais aventureiro, romântico ou apenas viável. Pense nisso e boa viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros