Podcasts e o futuro da construção

Me rendi aos podcasts. Confesso. É uma maneira rápida, divertida e interessante de atualização e conhecimento. Gosto muito dos de história, que uso de pano de fundo quando estou trabalhando. Mas descobri este daqui que fala sobre o futuro de várias coisas, inclusive da construção. E são avanços imensos, materiais super interessantes e até tecnologia 3D que poderá ser usada na colonização de outros planetas.  
  O podcast é produzido pela Superplayer & Co , líder em soluções de streaming de áudio para negócios no Brasil. Veja mais no site A Virada

Das novidades faladas no podcast sobre o futuro da construção destaquei duas: uma sobre o aerogel e a outra sobre as construções 3D em Marte.

AEROGEL

Um sólido com 97% de ar.  Não a toa, um material que causa perplexidade. Tem excelentes propriedades acústicas e é extremamente leve. Suas aplicações vão desde o uso como isolante na indústria aeroespacial, de construção civil e vestuário até a saúde, usado como controlador da hemorragia. Mas, e sempre temos um mas, ainda é um material muito caro para ser produzido. Quem sabe se em um futuro próximo possa estar auxiliando bem mais as nossas necessidades. 

novidades em materiais de construção
aerogel
Exemplo de uso: Biosfera de Montreal


Construção 3D espacial

Se a impressão 3D já está sendo aprimorada na construção de moradias na Terra, na conquista do espaço ela se torna um elemento fundamental porque é obvio que não se conseguirá transportar materiais de construção pelo cosmos. Se e quando alcançarmos a colonização de novos planetas, vamos depender dela para construirmos nossos abrigos. Imaginem que as estruturas não só devem ser fáceis de construir, como devem ser  resilientes e projetadas para que seus habitantes possam preservar suas saúdes física, mental e emocional. Um dos exemplos de projetos é o MARSHA da AI SpaceFactory.
impressão 3D Marte

impressão 3D Marte



São colmeias que podem ser construídas com materiais coletados da superfície do planeta a ser colonizado. 

Segundo o site, "onde as estruturas na Terra são projetadas principalmente para gravidade e vento, as condições especiais em Marte apontam para uma estrutura otimizada para lidar com a pressão atmosférica interna e tensões estruturais: um contêiner vertical com uma pegada mínima."

Viagem? Nem tanto, todos os assuntos tratados no podcast são também realidade no mundo e futuro da construção. Uma indústria que convive com grandes desafios, desde construir habitações para sem tetos e desabrigados, passando pelos demais habitantes de todos os poderes econômicos, até chegar às aventuras de conquistas do espaços. Desafios imensos. E talvez por isso mesmo, fascinantes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros