MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Desenhando com caneta de ponta fina - indicação de livro


A expressão gráfica é uma das maneiras das pessoas se expressarem, deixarem sair a sua criatividade. Desenhar é uma arte que se aprende e se aprimora. Imagine contar com dicas e truques de artistas renomados. É o que nos mostra este livro, que ensina em torno de noventa maneiras de fazer isso usando canetas de ponta fina. Desenhando com caneta de ponta fina é um livro do artista e ilustrador Liam Carver.

As canetas de ponta fina referidas no livro podem ser  encontradas em um grande número de variadas cores e espessuras. São macias e de fácil toque no papel. Até mesmo em meios digitais podem ser encontradas e permitem que se expanda as maneiras de desenhar, seja de forma mais profissional, seja pela mera vontade de colocar para fora alguma expressão pessoal.
O livro é em um formato bem bom de manusear e tem um índice figurativo que torna mais rápida e fácil encontrar as técnicas desejadas.


Usando como exemplo obras de artistas conhecidos, o livro mostra como se expressam em quatro maneiras básicas de organização das técnicas: 


  • linhas 
  • hachurados
  • pontilhismos
  • técnicas mistas

Dentro de cada uma delas, variados exemplos com imagens de obras e dicas de como reproduzir a técnica em seus desenhos.


Ao final apresenta alguns detalhes que sobre os fundamentos da ponta fina, os materiais como as canetas mais usadas, tintas e tipo de papel. E ainda traz uma relação links e livros para quem quiser se aprofundar mais na técnica.


Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros