Pular para o conteúdo principal

Galáxia - mandala imensa impressa em 3D para encontro espiritual


Um festival que constrói uma cidade temporária em um deserto de Nevada. É o Brurning Man que acontece desde 1986 e promove encontros em arte e comunidade.

Em 2018 uma imensa estrutura com 20 treliças de madeira tomou a forma de uma mandala que se abria aos céus e permitia que as pessoas percorressem seus caminhos enquanto almejavam a paz. 

Galáxia, o templo do homem em chamas que permite às pessoas experiências de encontro com o interior, um portal de cura, compartilhamento de conexões consigo e com os outros. Ao final do encontro a estrutura foi queimada em uma espécie de catarse do festival.

O templo é um local especial, para a comunidade orar, curar e liberar a dor. É um lugar para chorar, juntos, por nossas perdas, quer seja um ente querido ou seu antigo eu. O templo ajuda você a refletir sobre essas emoções e conecta você a todos em suas tristezas e esperanças.
Uma proposta bastante necessária em nossos tempos de quarentena. Que possamos erigir nossos templos pessoais e isolados para nos unirmos nas preces de cura e passagem, para depois podermos queimar as angústias dos medos e perdas para sairmos mais inteiros.

Projeto de Mamou-Mani Architects


Burning Man 2018 - aerial view - 4k from Philippe Meicler on Vimeo.




O festival Burning Man se rege por 10 princípios:

Inclusão radical : Qualquer pessoa pode fazer parte do Burning Man, sem exceções.

Doação: O festival é dedicado a atos de dar presentes, independente de trocas e valor.

Desmercantilização : "Para preservar o espírito de presentear, nossa comunidade procura criar ambientes sociais que não são mediados por patrocínios comerciais, transações ou publicidade. Estamos prontos para proteger nossa cultura de tal exploração. Resistimos à substituição de consumo por experiência participativa. "


Autoconfiança radical : O festival encoraja o indivíduo a descobrir, exercitar-se e confiar em seus recursos internos.

Auto-expressão radical : A auto -expressão radical surge dos dons únicos do indivíduo. Ninguém além do indivíduo ou de um grupo colaborador pode determinar seu conteúdo.

Esforço comum : é valorizada a cooperação e a colaboração criativas.

Responsabilidade cívica : Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade pelo bem-estar público e procurar comunicar responsabilidades cívicas aos participantes.

Não deixar vestígios : Tem o compromisso de não deixar vestígios físicos das atividades onde quer que se reúnam.

Participação : Estão comprometidos com uma ética radicalmente participativa e acreditam que a mudança transformadora, seja no indivíduo ou na sociedade, só pode ocorrer por meio de participação profundamente pessoal.

Imediatismo : a experiência imediata é, de muitas maneiras, a pedra de toque mais importante de valor em nossa cultura. 

Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…