MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Um cubo com uma árvore viva no meio da sala

Uma sala para relaxar e meditar. Ou usar para receber pessoas. Ou para trabalhar. Ou ainda para vislumbrar a paisagem. O inusitado é que ela tem um cubo com uma árvore viva no centro. Juro que eu ia amar ter uma espécie de caverna da natureza no meio da minha sala só para me refugiar nos momentos de precisão. Vocês não? Projeto do escritório russo Ruetemple para um programa de TV, em Moscou.



Módulos que se transformam em mobiliário ficam recolhidos abaixo do cubo e ajudam a criar uma sala multifuncional, onde sobra espaço se necessário. Ou se cria uma agradável sala de estar se for preciso reunir pessoas.

A árvore e o interior do cubo recebem iluminação zenital e a estrutura para firma-lo vem de vigas metálicas na parte superior. Isso faz com que o cubo se mantenha acima do piso e cria uma atmosfera ainda mais magica. Obviamente ele não é acessível para todos. É preciso uma certa agilidade para subir a escada de dois degraus. 






Uma observação: não sei como resolveram a questão das raízes da árvore...se alguém souber, comente abaixo

Imagens do site do escritório

Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura