MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Casa familiar que conecta pessoas e natureza


Uma casa de aproximadamente 136 m2, que abriga três gerações de uma família, dentro de um projeto de moradias com materiais econômicos e de fácil manutenção, que ofereçam espaços verdes em bairros muito densificados, era o desafio do arquiteto Vo Trong Nghia e sua equipe na série "House for Trees", em Ho Chi Minh, no Vietnã.


A Binh House com suas diferenças de níveis, jardins entre os pavimentos, esquadrias deslizantes permite que tanto a ventilação como a iluminação possam ser as melhores para os habitantes. Ao mesmo tempo que origina espaços dinâmicos e ricos para que as famílias tenham sua área de privacidade, sem perder a interação entre os membros.  





Os ambientes se interconectam para a visão e a diferença de níveis ajuda na ventilação natural e faz com a casa sempre tenha um micro clima agradável em um clima tropical.

Justificando o nome do projeto das casas, as árvores nos jardins na cobertura ajudam a manter a temperatura interna da residência. E os espaços verdes podem abrigar inclusive hortas de subsistência para os habitantes. Famílias que podem morar unidas e resgatar seus sentimentos de pertencimento ao campo em pleno ambiente urbano. 


Fotos: Hiroyuki Oki

Fonte: Architizer


Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura