Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Atelier Gando - troca de conhecimentos e técnicas construtivas em Burkina Faso


Francis Kéré é um premiado arquiteto que alia técnicas de construção com materiais sustentáveis à abordagem comunitária de seus projetos. Seu escritório, com sede em Berlim, atua por vários continentes e reúne uma equipe bastante qualificada. É dele o projeto do Atelier Gando, "um 
centro de tecnologias de construção sustentável e pesquisa onde os métodos de construção indígena podem ser estudados e inovados para aplicações contemporâneas e que foi desenvolvido para estabelecer um intercâmbio entre artesãos locais, construtores, arquitetos, estudantes e visitantes."

Uma escola para um local com população predominantemente analfabeta. Não apenas um local para ensinar, mas um local de troca de saberes com uma abordagem de construção e interação holística. Um escola primária, com alojamento para professores, uma futura biblioteca, centro para mulheres e escola secundária. Um centro de ensino em expansão. 


Para implementar de modo mais eficiente a escola, surge o Atelier Gando como ponto de apoio para os trabalhos de construção e organização. Um local de afazeres, troca de conhecimentos e moradia para profissionais e alunos de arquitetura durante a estadia no local.

"Como uma lição na construção de áreas rurais e empobrecidas, os estudantes são desafiados a serem engenhosos com métodos e materiais de construção, trabalhando de perto como uma equipe e se mantendo flexíveis de acordo com condições difíceis no local. Ao criar uma educação arquitetônica que atenda às necessidades e realidades contemporâneas, os workshops também enfocarão a comunicação e a confiança, além do design.




 



Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros