Atelier Gando - troca de conhecimentos e técnicas construtivas em Burkina Faso


Francis Kéré é um premiado arquiteto que alia técnicas de construção com materiais sustentáveis à abordagem comunitária de seus projetos. Seu escritório, com sede em Berlim, atua por vários continentes e reúne uma equipe bastante qualificada. É dele o projeto do Atelier Gando, "um 
centro de tecnologias de construção sustentável e pesquisa onde os métodos de construção indígena podem ser estudados e inovados para aplicações contemporâneas e que foi desenvolvido para estabelecer um intercâmbio entre artesãos locais, construtores, arquitetos, estudantes e visitantes."

Uma escola para um local com população predominantemente analfabeta. Não apenas um local para ensinar, mas um local de troca de saberes com uma abordagem de construção e interação holística. Um escola primária, com alojamento para professores, uma futura biblioteca, centro para mulheres e escola secundária. Um centro de ensino em expansão. 


Para implementar de modo mais eficiente a escola, surge o Atelier Gando como ponto de apoio para os trabalhos de construção e organização. Um local de afazeres, troca de conhecimentos e moradia para profissionais e alunos de arquitetura durante a estadia no local.

"Como uma lição na construção de áreas rurais e empobrecidas, os estudantes são desafiados a serem engenhosos com métodos e materiais de construção, trabalhando de perto como uma equipe e se mantendo flexíveis de acordo com condições difíceis no local. Ao criar uma educação arquitetônica que atenda às necessidades e realidades contemporâneas, os workshops também enfocarão a comunicação e a confiança, além do design.




 



Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros