Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Torre feita com novo processo de madeira auto-moldada

Madeira curvada sempre foi uma maneira fascinante de se usar este material. Agora a Universidade de Stuttgart, através de dois departamentos, projetou a Torre Urbach, uma bela estrutura feita com um novo processo de auto-moldagem.



Os estudo usa um processo natural de deformações por umidade como vantagem. Segundo os pesquisadores, "a madeira é programada e organizada de tal forma que a deformação natural desencadeia um comportamento de auto-modelagem projetado."(fonte)


Ao invés dos antigos métodos mecânicos de deformação, os pesquisadores usaram simulações de computador para previsão de como se daria a deformação da madeira. Com isto conseguiram formar peças curvas laminadas maiores e com elas montar esta torre de aparência elegante e leve.

 As 12 peças que compõem a torre são bastante finas (90 mm de espessura) e recebem proteção contra fungos e radiação UV.
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros