Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia

Imagem
Minha jornada é feita de arquitetura, escritas, buscas de pesquisadora e o ato de comunicar. Tudo junto. Amalgamado. São essas as moradas onde habito e onde meus sentimentos criam raízes.   Entre plantas baixas, livros, encontros intergeracionais e projetos coletivos, fui encontrando um eixo comum: o afeto como tecnologia humana. Esta percepção sustenta meu trabalho e define minha atuação entre a técnica e a escuta, entre os espaços e a cidade que temos e os que precisamos construir. Fundamentos Técnicos e o Olhar para o Futuro Sou arquiteta formada pela UFRGS (1982), com especialização em Engenharia de Produção focada na construção civil pela mesma instituição (1998). Esta base técnica me permite atuar com precisão na criação de ambientes seguros, onde o desenho arquitetônico serve como suporte para a autonomia ao longo da vida.  Minha prática profissional hoje é dedicada à pesquisa em gerontoarquitetura e ao conceito de aging in place, a capacidade de viver em sua própr...

Um banheiro zen para chamar de seu

Esses dias uma amiga do twitter me perguntou sobre ideias para banheiros zen femininos. Confesso que não costumo pensar em tons rosas para locais de banho de garotas e mulheres (embora, sim, já tenha feito mais de um assim).

Mas banheiros zen...achei altamente inspirador. Locais com ampla luminosidade, seja natural ou artificial em último caso. Uso de materiais naturais (mesmo que sejam fakes) como a madeira. E verdes!
 Mesmo em banheiros menores pode-se conseguir um belo efeito mesclando materiais claros com pastilhas verdes, como no exemplo abaixo.
 E o efeito relaxante pode ser conseguido com cascatas de água. Um detalhe pequeno e relativamente fácil de ser executado, transforma o ambiente em uma sala de banho.
Um pequeno jardim faz também uma grande diferença. Em casas é mais fácil de se conseguir esses espaços abertos. Em apartamentos uma imagem de jardim também faz um efeito calmante.
Na falta absoluta de espaços, usar de ornamentos que remetam à paz e tranquilidade também ajuda a criar um clima mais zen.
Enfim, seja grande ou pequeno, o importante é que ele harmonioso que é uma das características de espaços que tranquilizam.





Imagens do Pinterest

Gostaria de saber sua opinião, sinta-se a vontade para comentar.

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Calungas, a representação da escala nos desenhos

O Fim da Hegemonia Americana? Como a China "Hackeou" a Engenharia Civil para Humilhar Nova York