Xícaras biodegradáveis feitas de grão de café torrado

Dá para pensar em começar a semana sem um bom café??? Eu pelo menos não consigo. Confesso meu vício naquela bebida fumegante que consegue colocar meus neurônios em ordem. Nem sempre foi assim...

Não gostava de café preto. Foi um hábito que adquiri na faculdade de arquitetura. Passar noites em claro exige um aditivo. O meu era café. E nos escritórios onde estagiei, o cafezinho era o combustível para parar e pensar. 

(Agora mesmo dei uma parada para um cafezinho amigo.)

Mas e que tal se o café depois de torrado pudesse ser transformado em objetos como....xícaras de café????



É o que projeta a start-up alemã Kaffeeform para o aproveitamento dos grãos de café usados. O designer Julian Lechner desenvolveu o material Kaffeeform que pode ser usado para o desenvolvimento de novos produtos. 

Como fazer isso? 

Eles coletaram os grãos torrados e usados, que normalmente seriam jogados fora, os secaram e misturaram com "biopolímeros, amido, celulose, madeira, resinas naturais, ceras e óleos". O resultado é uma material biodegradável que conserva  o aroma do café e tem uma bela aparência.



Xícaras e práticos copos que podem substituir os de papel já foram criados por eles, uma alternativa mais sustentável para os copos de plástico tão usados hoje em dia. Um de seus produtos, a taça para viagem, foi premiada com Red Dot Best of the Best Design em 2018.

Vantagens


Podem ir para a máquina de lavar louça, não são feitos do petróleo, tem boa durabilidade e boas propriedades de isolamento. Além disso oferecem a possibilidade de nova reciclagem com as xícaras usadas, transformando-as através de impressão em 3D para novos usos. 

Fotos: Kaffeeform

Fonte: Materia

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros