MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Guardando livros sobre os degraus da escada

Arquitetando ideias com muita inspiração. E que ideia mais simbólica que unir escadas e livros? Uma serve como metáfora de ascender, ato que tanto pode ser físico, subir, como figurado, no de elevar-se tanto em conhecimento como espiritualmente.

Livros sempre foram meus companheiros mais diletos. Acompanharam minha infância quando me eram contadas histórias e eu sabia de cor as ilustrações magnificas e as páginas que continham aquelas misteriosas formas que vim a conhecer mais tarde: as letras. E elas juntas formavam palavras que significam objetos, sentimentos, COMUNICAÇÃO! Das palavras reunidas, vinham as frases e eis que aprendi a significar o mundo com a abertura da mente à leitura.

Na minha casa tinha este privilégio: contato com livros. E contato com leitores. Todos liam. Liam muito. De tudo. De almanaque à literatura. De enciclopédia à histórias em quadrinhos. Ler era hobby. Ler era ato tão natural quanto respirar.

Por isso não consigo imaginar minha casa sem eles. E como todo objeto físico, livros ocupam espaço. Guarda-los é um desafio sempre presente, principalmente quando não se dispõem de muito lugar para fazer isso.

Então unir vãos de escada (que tantas vezes ficam sem utilidade) com a guarda de volumes é sempre uma solução muito interessante.

Vamos às ideias então ! Que sirvam de inspiração!












Fonte das fotos: Pinterest

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros