Interiores e restauro ousado e impressionante realçando tijolos

Segundo sua própria definição o estúdio CRÜ cria "uma arquitetura que é refletida, mas eficaz, sensível, mas ousada e tão acessível quanto impressionante".

Este conceito dos arquitetos de Barcelona fica claro no apartamento La Diana, localizado em um bairro antigo da cidade e que é uma mistura entre o restauro e a arquitetura de interiores contemporânea. 

Com 110 m2 a edificação reúne dois usos: comercial e residencial. Os materiais originais são reaproveitados e realçados, sendo o tijolo mostrado em sua essência. Um rasgo na laje interliga os espaços e traz um traço mais atual ao mesmo tempo que resgata a atmosfera cultural dos apartamentos da região.  


La Diana é o exercício visual, volumétrico e funcional de vincular entidades independentes e não relacionadas: um espaço comercial no piso térreo e um apartamento no primeiro andar. A estratégia arquitetônica foi baseada na perfuração da laje existente, criando uma lacuna suficientemente grande para ativar essa relação na seção, e onde a comunicação vertical é implantada através de uma escala de luz tangente à faixa existente. Como era um piso térreo, o problema da privacidade foi resolvido com o fechamento do acesso em relação à fachada existente, criando um pátio semi-externo como um filtro entre a rua e a casa. CRÜ
 Com o recuo da porta de entrada possibilitou-se a abertura para a luz interna que não apenas ilumina naturalmente os ambientes térreos, como permite a troca de ar.

No segundo pavimento temos a área íntima. Vemos que os materiais são realçados com a sua exposição criando uma linguagem que é ao mesmo tempo rústica e aconchegante.






Fotos: 
Adria Goulà

Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros