13 de abr de 2018

Redescubra a aquarela em 25 exercícios - novas técnicas e truques


Aquarelar...brincar com os pincéis fazendo cores e formas surgirem no papel. Sempre que penso em aquarela me lembro da música do Toquinho...

"Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul."

Foi mais ou menos este espírito de brincadeira lúdica que me acometeu lendo o livro Redescubra a Aquarela que recebi esta semana. Uma vontade de redescobrir a técnica e sair por aí imaginando paisagens e me aperfeiçoando nessa maneira de expressão gráfica.

Imagens do livro - Redescubra a Aquarela

Sobre o livro: ele é super didático e realmente apresenta dicas, truques e novas técnicas de usar a aquarela. Começando por uma noção sobre cores (sempre importante, seja para relembrar, seja para aprender) e principalmente sobre que tipo de materiais escolher e até como fazer o seu ambiente de trabalho. Aprendi bastante nesse capítulo  sobre o "beaba" dos movimentos iniciais.  
Imagens do livro - Redescubra a Aquarela
 Os capítulos seguintes, sempre esquemáticos e de fácil aprendizado, mostram como combinar a aquarela com outros meios e materiais (inclusive bordado - juro que nunca tinha pensado nisso!)
Imagens do livro - Redescubra a Aquarela
 E na sequência temos algo bem ao gosto de nossa época: uma série de tutoriais mostrando como vários campos de trabalho podem ser realçados com técnicas que valorizem a apresentação. Entre eles, um especial dedicado às paisagens urbanas. E já pensei em várias maneiras de incrementar a graficação de projetos.



Redescubra a aquarela25 exercícios para aprender novas técnicas e truques



Leia também:


Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais 

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao