Arcosanti - uma cidade experimental que une arquitetura e ecologia

Das utopias, ora já se disse, que apontam caminhos. Diria mais, apontam esperanças.

Há muito que a crescente urbanização que sofremos em nossas sociedades vem nos trazendo grandes problemas urbanos: pobreza de qualidade de vida e poluição ambiental, entre outras. Cidades boas, queremos agora. E além das propostas para as cidades existentes, sempre encontramos os que propõem caminhos alternativos. Utópicos até poderíamos chamar. Um desses é o arquiteto italiano-americano Paolo Soleri (1919-2013) que construiu a cidade experimental de Arcosanti, no meio do estado americano do Arizona.



Uma pequena comunidade de pessoas vive na cidade, que começou a ser construída na década de 70, baseada nos princípios da arcologia, uma combinação de arquitetura e ecologia. Uma proposta que também visa mudar a maneira como as pessoas vivenciam as cidades. Ali funciona um centro de educação onde as pessoas podem visitar e participar de variadas oficinas e cursos. 

Uma proposta que une princípios de arquitetura bioclimática, mudança de mentalidade e experimentação de urbanismo. Utopia? Ou uma aposta em uma possível mudança? A conferir.







Saiba mais no vídeo abaixo.
The City of the Future Is Already Here from The Atlantic on Vimeo.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros