Arquitetando conselhos sobre algumas coisas que podem ser interessantes

Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Quantas vezes você já não ouviu esta frase? Isso faz parte de uma cultura de egoísmo que reserva para si o conhecimento que poderia estar espalhado e ajudando mais pessoas. Nunca foi minha praia, sempre dividi experiências e conhecimento porque sempre acreditei em um mundo mais generoso. E é com este espírito que me veio a ideia de compartilhar algumas coisas que constatei na vida. Pessoal e profissional.
Em primeiríssimo lugar e sempre: Acredite no seu taco. O que você tem de diferente e o que acredita como certo é que faz toda a diferença. Portanto ouse nas suas apostas. Mas ouse com talento

E aí um grande conselho de sempre: Pesquise, estude, nunca aceite o mais ou menos. Procure sempre dar o seu melhor. E ouça. Ouça muito. Seus professores, eles estudaram mais que você em muitas matérias. Os operários, que mesmo não tendo estudo, tem dezenas de anos de experiência prática de como se faz. Seus clientes que podem não entender da teoria e pratica arquitetônica, mas que sobre suas vidas sabem muito mais que você. Absorva seus conhecimentos. Questione se necessário. Mas antes OUÇA. 

A maior conquista de qualquer pessoa e profissional é a credibilidade. Zele pela sua entregando bons serviços, no prazo e sendo honesto nas trocas com as pessoas. 
Cuide de você. Não permita que a sua profissão, ou qualquer outra coisa, abale a sua tranquilidade. Faça exercícios físicos, medite, leia outras coisas que não apenas arquitetura. Deixe a sua mente se expandir. Sua criatividade vai agradecer.
Se errar (e acredite em mim, isso vai acontecer mais do que você gostaria) assuma e aprenda com seus erros. Nunca jogue a sua culpa sobre a cabeça alheia. Mas não apenas assuma, mas resolva. Com uma cliente aprendi uma frase que me marcou: "Não me traga problemas, me traga soluções". 
O grande diferencial da vida, profissional e pessoal, é a sua bagagem. Suas viagens, seu cabedal de conhecimentos e principalmente tudo o que você percebeu da vida. Sempre a sua atuação e atitude vão fazer diferença. Seja você um profissional liberal ou trabalhe para alguém. Emita sua opinião, mas é obvio, procure que seja abalizada. Se sentir um "cutuco" de algo errado, leve em consideração sua intuição e vá atrás do que lhe parece errado. Ouvir a voz interna é um aprendizado constante e poderoso
 Seja organizado. Seja organizado. Seja organizado.

Este é um conselho precioso. Sempre. Poupa muito tempo saber onde estão as coisas e informações. Cuide das informações que colhe como se fossem ouro. Na maioria das vezes elas são. Tenha pastas com dados de tudo. E cuide com  extremo carinho de seus contatos. Parcerias são o ingrediente mais importante de qualquer negócio. O projeto mais maravilhoso do mundo não vai sair do papel como você planejou se não for bem executado, se não contar com bons fornecedores que lhe correspondam não apenas nos materiais, mas também na pós venda. (E para quem curte as famigeradas RTs, uma boa parceria feita na honestidade e confiança rende muito mais que um cheque de comissão. Vai por mim)  
E terminando por agora o conselho mais importante: 

Quando fizer, faça muito bem feito. 





Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais


snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros