Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Resíduo de esgoto - transformando problema em solução

Estes dias escutei no rádio que a criatividade nem reside em criar algo espetacularmente novo, mas em saber aproveitar a realidade e transforma-la em algo diferente. E se este diferente for ao mesmo tempo solução para um problema? Melhor ainda! É o que vemos neste projeto premiado de estudantes holandeses que tiveram a ideia de aproveitar o resíduo do esgoto como composto para telhados verdes em seu país.



Bingo! O tratamento de água de sua cidade filtra uma quantidade imensa de lixo que não era aproveitável. Coisas como preservativos, tampões e toalhas higiênicas. Todo esse material era captado e depois queimado. Os estudantes tiveram a ideia de pegar este resto, secar e comprimir. Como com este processo, os odores somem, as placas que são criadas, e absorvem bastante umidade, servem como adubo para os telhados verdes. 

O produto resultante do resíduo do esgoto foi chamado por eles de BlueRoofs. Com esta ideia foram um dos ganhadores do desafio BlueCity Circular em Roterdã, na Holanda.

Fonte

Leia mais sobre telhados verdes AQUI

Nos siga também nas redes sociais 

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros