MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Casa econômica e pensada à longo prazo em projeto premiado

Uma casa para um casal jovem feita para economizar recursos e energia e que possa se expandir conforme as necessidade. É o que vemos no projeto de 148 m2 da Casa para PAU E Rocio da NUA Arquitectures, escritório de Arquitetura espanhol.
A paisagem rural foi determinando na concepção do projeto desta casa cujos espaços e formas ora privilegiam a privacidade para a rua, ora se abrem à melhor orientação solar local para permitir uma iluminação natural mais otimizada. 

Os materiais e o correto uso das energias naturais faz com que o consumo de recursos energéticos sejam minimizado. E além da economia de execução, fundamental em tempos econômicos menos afortunados, o projeto já prevê uma futura expansão, evitando que os espaços se sucedam sem um prévio planejamento.  








Prêmios : 
  • na categoria de Habitação Unifamiliar da VIII Muestra de Arquitectura del Camp de Tarragona.
  • Projeto Finalista do Concurso Internacional Next Landmark de Floornature 2013.

Fotos: Jordi Ramos, Maria Rius, Arnau Tiñena

Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros