MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Café restaurante traz verde e ar tropical à Holanda

Fazer uma bela refeição em meio à vegetação é sempre muito gostoso. Principalmente no meio de uma grande cidade. Imagine então um restaurante em um país de clima mais frio como a Holanda conseguir trazer um clima de natureza muito verde para dentro de seus espaços! É o que propõe o projeto do Studio Modijefsky para o Bar Botanique Café Tropique, localizado em Amsterdam. 


O projeto de 2016 conservou muita da antiga identidade do espaço de 350 m2, que já tinha sido ocupado por uma academia e um antigo café. Novos elementos suspensos no teto foram introduzidos, assim detalhes diferenciados no mobiliário, revitalizando e marcando a nova proposta.  


 Os espaços internos e externos são ligados por grandes esquadrias que trazem luz ao interior. Os materiais usados remetem à estações de trem e dão um quê de estilo industrial: trilhos, madeira e concreto. Ao mesmo tempo a escolha das cores, com paredes em tons rosa na área de jantar, cria um ambiente sofisticado e acolhedor. E que é complementado por luminárias personalizadas feitas com placas de vidro. 
Detalhes surpreendentes marcam o extenso bar, com um belo revestimento em verde com detalhes tropicias. As formas orgânicas da proposta procuram lembrar os trópicos com uma paleta que introduz muita cor.

Uma espécie de solário com sala de estar recebe os clientes para um convívio descontraído e a profusão de plantas (Palmeiras, filodendros, samambaias e monsteras) complementam um clima de jardim que conta com a iluminação para criar efeitos de luz e sombra com a vegetação. 
 A identidade visual também foi criada pelo mesmo Studio e traz personalidade única aos cardápios e comunicação.



Fotografia: 
Maarten Willemstein

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

snapchat: arqsteinleitao 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros