MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Café Caliente - ambiente acolhedor em hospital

Quem já passou pela experiência de passar tempos em hospitais, seja como profissional, seja como paciente ou como acompanhante, sabe como podem ser estressantes estes momentos. É pensando justamente nisso que há uma crescente preocupação com a ambientação e com um projeto de interiores que lembrem mais hotéis que locais de tratamento de doenças.

E um dos locais chave em um hospital é justamente aquele onde se pode relaxar e ter uma experiência acolhedora em momentos difíceis. O Café Caliente, uma rede que tem unidades exclusivamente em hospitais, proporciona esse ambiente. Era lá que conseguia reunir forças para o cuidar, nos momentos em que estava cuidando das minhas pessoas amadas. 

Além do ambiente tranquilo e acolhedor, a rede produz praticamente tudo o que consome. 
Quando o amigo Marco Abreu postou as fotos do seu último projeto da rede, unidade aberta no hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre), tive que compartilhar aqui no blog.  

Segundo o arquiteto o projeto foi "pensado nos limites que o local oferecia, mantendo o baixo custo de investimento na estrutura física, com o máximo de impacto em resultado plástico."

E realmente vemos um ambiente contemporâneo, trabalhado em materiais duráveis, com uma paleta de cores suave que convida ao acolhimento e com um resultado estético muito interessante. 








Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros