MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Primeira ponte impressa em 3D


Dentre as várias utilidades das impressões 3D temos agora a impressão de pontes! Façanha de uma equipe multidisciplinar do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) que projetaram e executaram a primeira ponte para pedestres a ser impressa em 3D no mundo! 


Localizada em um parque de Madri, a ponte tem um comprimento total de 12 metros e uma largura de 1,75 metros e foi impressa com micro-concreto armado.

Segundo o site dos autores, a "ponte 3D, que reflete as complexidades das formas da natureza, foi desenvolvida através de um projeto paramétrico que otimiza a distribuição de materiais e minimiza a quantidade de resíduos através da reciclagem da matéria-prima durante a fabricação. O desenho computacional também maximiza o desempenho estrutural, podendo descartar o material somente onde for necessário, com total liberdade de formas, mantendo a porosidade graças à aplicação de algoritmos generativos e desafiando as técnicas tradicionais de construção."

Fonte: IAAC.net



Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura