MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

9 ideias para usar o lado de baixo das escadas

Escadas são circulações verticais que levam um andar a outro. Essa a sua definição formal, mas podem ser bem mais que isso. Podem ajudar a promover a saúde, podem ser opção de projeto ao invés de elevadores e podem, com sua forma e utilidade, serem pontos focais marcantes de qualquer espaço.  

Um espaço que quase sempre gera dúvidas nos clientes é o aproveitamento da parte de baixo das escadas. Aqui sugiro nove ideias de como usa-las.

 1- Canto de leitura. Uma bela estante e poltronas com luz adequada vira um cantinho super agradável para ler.
 2 - Espaço Zen: Seixos ou pedras brancas colocadas em um espaço de contenção com plantas (as vezes a opção pelas artificiais é necessária pela iluminação e ventilação. Vai depender de caso a caso. Se tiverem animais ou crianças pequenas sugiro pensar com carinho e mais cuidados. 

 3- Tulha - Para escadas pequenas e com patamar, este pode ser aproveitado para guardar objetos.
4- Armários: Outra forma de aproveitamento é com armários. E a solução para deixar mais bonitos é caprichar nas formas das portas.
 5 - Estantes e estacionamento de bikes: Solução prática e que não custa muito caro. Mas exige mais organização diária para que não fique com cara de depósito.
 6- Abrigo dos pets: aqui uma casinha para o cão. Notem que tem piso frio e lavável. Se usar para gatos, a abertura deve ser móvel para que o felino possa entrar e sair por si próprio. 
 7 - Guarda coleções: Uma solução bacana usando os degraus das escadas e cria um cantinho bem aconchegante também. 
 8- Lavabo: Solução clássica por muitos anos com as suas portas recortadas. O cuidado é obvio para que a pessoa possa usar sem bater a cabeça.  
9- Aparador: Solução elegante para escadas que ficam ao lado da sala de jantar. 


Fonte das Imagens AQUI

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros