Quando o clima muda, quem cuida de quem envelhece?

Imagem
Gosto de caminhar pelas ruas de minha cidade. Moro há 50 anos nesta Porto que já foi mais alegre. Envelheci caminhando pelas lombas e ruas que eram corredores verdes, luta de quem subia em árvores e das pessoas que se reuniam aos vizinhos para lutar pelo seu entorno. A cidade também envelheceu. As concepções urbanas de conquistas ambientais meio que se perdem na memória dos transeuntes apressados. Dizer um bom dia já causa mais espanto que sorrisos. Todos correm na cidade que acumula poças de água em dias de chuva cada vez mais frequentes. E podas cada vez mais catastróficas. Temo imaginar como será no verão.  Pelo que leio dos verões em outros hemisférios, há cada vez mais ondas extremas. Fico imaginando onde encontrar sombras, cada vez mais escassas. Assim como bancos públicos, sem falar das calçadas com seus  desníveis conhecidos, aqueles que a gente aprende a evitar depois de alguns tropeços. Imagine os novos. Aqueles consertos de empresas, meio mal feitos, que logo são de...

Ideias para renovar a bancada da cozinha americana

Natal é época de renovação.

Sim, sabemos. Mas mais que chavões de desejos que vão minguar dali um pouco, quem sabe transformar alguns em realidade? Além das metas internas, mexer no espaço da gente sempre traz uma mudança que faz bem ao espírito e ajuda a manter nossas casas mais funcionais. E bonitas (afinal, a vida é feita também de coisas que nos enchem os olhos).

Assim, separei algumas ideias bacanas para renovar a bancada da cozinha americana. Ou fazer aquela nova, tão sonhada.    

Para quem tem um espaço maior, uma ideia que gosto bastante é unir bancada de separação com uma mesa de jantar. Todas no mesmo material. E a sanca de madeira com a iluminação ficou muito show. 
Outra ideia é aproveitar a bancada para área de refeição. A ilha, como chamamos quando a bancada fica solta no espaço, permitindo a circulação por todos os lados, ajuda quando o espaço não é tão grande. Notem que nesse caso do exemplo, o "cooktop" e a cuba estão em bancadas separadas. (Para fazer em uma reforma, é preciso ver a viabilidade da mudança de encanamentos, esgotos e tubulações)    
 Essa outra ideia é bastante usada nas plantas de apartamentos mais atuais. O diferencial é a altura da bancada. Mais baixa.
E falando em alturas, achei esse prático esquema nas minhas pesquisas na internet. Serve como referência da altura que se pretende para bancadas. Como todo projeto pessoal visa uma customização para as pessoas que vão utilizar com maior frequência, vale refletir bem antes de mandar fazer, para sentir a área de conforto. 
Uma bancadona bem larga pode comportar a área de refeições e a cuba. Fica simpático, mas a altura já fica pré-definida (no esquema acima a de 90/92 cm) uma altura confortável para quem cozinha. Isso se a pessoa não for muito baixa ou muito alta.

  
E se o espaço for muito pequeno???? Sim, há soluções que podem incluir bancadas retráteis que só são usadas na hora das refeições. O cuidado é para que tenham um tamanho que comporte um prato com conforto.  

E a mesma ideia para um comedor em uma cozinha normal. Também super pratico! 

E então? Vamos nos inspirar para grandes (ou pequenas) renovações? O importante é dar o primeiro passo.

Boas Festas!

Elenara


Você pode encontrar a fonte e referências das imagens AQUI

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

DIREITO À PAISAGEM

Processo da Arquitetura

A cidade também envelhece. E a casa, às vezes, envelhece antes de nós