MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Construindo com robôs na China

A Arquitetura tem sido muito impactada com os avanços tecnológicos. Programas computacionais permitem que as mentes dos projetistas voem como nunca em soluções criativas, novos materiais são descobertos e/ou criados fazendo com que as possibilidades de usos sejam exponencialmente aumentadas. Então por que não unir uma velha e boa cultura construtiva com um novo modo de construí-la?
É o que propõem o stúdio chinês Archi-Union Architects ao projetar um espaço para exposições em Xangai, usando tijolos reciclados sendo construídos por robôs. A forma resultante é instigante e provavelmente não poderia ter sido erigida pelos meios tradicionais, ou seja, pelas mãos humanas.    

Formas mais fluídas, parecendo desafiar a lógica anterior de construção, foram geradas por softwares que também foram usados para programar os robôs construtivos. 
E não pensem que esta obra é pioneira no uso de auxílio mecânico em forma de robôs. Já há mais exemplos do uso de robôs na construção civil.








Fotos de Su Shengliang e Bian Lin

(Via)

Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura