Restauro transforma moinho em habitação

Um restauro de um edifício do século XIX com mudança de função e com o uso do queridinho dos arquitetos, o aço corten, como ponto focal fazem com que esse velho moinho se transforme em uma habitação moderna e confortável na Itália. 

Projeto Rocco Valentini


A edificação vinha sofrendo várias alterações no século passado e o projeto do escritório de arquitetos Rocco Valentini arquitetura privilegiou as construções originais, resgatando o velho charme do edifício de tijolos.

Para marcar a intervenção foi usado um expressivo volume em aço corten que confere um ar contemporâneo ao mesmo tempo em que une os espaços antigos, permite que a luz entre pelos seus vãos, iluminando o interior. 


Não sou uma arquiteta "preservativa" ou seja, especialista em restauro ou preservação do patrimônio histórico. Mas tive um ex sócio que era e trabalhou muitos anos na área. Foi com ele que aprendi o termo jocoso que usei no início da frase. Fiz alguns trabalhos com ele e fiquei com a noção de que, quando s efaz uma intervenção em um prédio é de todo recomendável que se mostre a cicatriz. Ou seja, que se deixe claro onde foram feitas. Nesse caso, em que o restauro é em um prédio que não parece tombado, o uso do elemento de união foi a grande sacada de fazer a transição de épocas.   

Leiam também outro exemplo do uso de corten em um prédio histórico - um Museu do Sal
Projeto Rocco Valentini

Projeto Rocco Valentini

Projeto Rocco Valentini

Projeto Rocco Valentini


Projeto Rocco Valentini




Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros