Skuta - Um refúgio modulado nas montanhas

Escalar montanhas...se abrir aos caminhos e enfrentar perigos. E situações de climas muito adversas. Projetar um refúgio para cerca de oito alpinistas de um grande pico na Eslovênia foi o desafio que estudantes de Harvard unidos à um escritório de Arquitetura enfrentaram. E o resultado é belo. E funcional.
Refúgio Skuta
Se para pessoas caminhando, o desafio é grande, imaginem construir uma pequena habitação (12 m2) em um local tão inóspito. A solução foi usar três volumes com formas básicas, pré fabricados e com acabamentos que abriguem da temperatura externa. Além disso devem ser resistentes e não requerem manutenção.   

Refúgio Skuta
Eis o Refugio Skuta. Leva o nome da montanha. Por fora usa painéis de concreto e fibra de vidro. Por dentro é revestido com peças em madeira maciça e esquadrias com vidros triplos.  
 Refúgio Skuta
Tudo muito lindo e aconchegante. Mas como construir lá em cima?

Helicópteros levam os módulos que são facilmente unidos. Se adaptam ao local sem causar muito impacto na paisagem. Os módulos são constituídos de uma entrada, local para armazenar mantimentos e cozinha pequena e local para dormir. Lembrem que não é uma casa. É um refúgio.  

Projeto de OFIS Architects, AKT II, e alunos da Escuela de Postgrado de Diseño de Harvard
Fonte
Refúgio Skuta
Refúgio Skuta
Refúgio Skuta
Refúgio Skuta

Refúgio Skuta

Refúgio Skuta

Refúgio Skuta

Veja também:

Gostou? Tem alguma sugestão? 
Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais
Twitter 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros