MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

9 restaurantes e cafés mexicanos

Voltando aos poucos. Ainda de ressaca. Ainda sonolenta de ideias. Procurando inspiração para novas postagens. Acho que preciso de muito movimento, cor e ....café! 

Que tal então uma passada de olhos sobre alguns cafés e restaurantes mexicanos? Não sei quanto a vocês, mas eu associo o México à muita vida.

Fonte
Romita Café Restaurante - Cidade do México - Inspirado em uma antiga estação de trem.
Fonte
Tori Tori Restaurante
Fonte
Malamén Restaurante, Cidade do México
Fonte
 Cantina Mexicana - não encontrei mais referências 
Fonte
La Nonna Restaurante projeto de Cherem Serrano Arquitetos 
Fonte
Downtown Mexico, um hostel projeto de Cherem Serrano Arquitetos
Fonte
50 Friends projeto de Cherem Arquitetos

Fonte
CIELITO Cafés na Cidade do México
Fonte
Chapulin Restaurante - projeto de SAMA arquitetos. Inspiração em materiais e elementos característicos da história mexicana.

Talvez as escolhas fujam daquela ideia chavão de ambiente mexicano que os filmes americanos nos vendem. Por isso coloquei a referência da cantina lá no meio. Ela talvez seja a que mais se aproxima do que reconheceríamos como tal. Mas a beleza da criação de interiores reside justamente na recriação baseada em inspiração. Usar a história, usar os materiais, usar técnicas de construção com uma visão mais atual faz uma arquitetura de interiores rica e mais vibrante.

Não concordam?

Gostou? Tem alguma sugestão? 
Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais



    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros