7 exemplos de casas com pegada sustentável

Casa. Nosso mais caro abrigo. Sonho de grande parte das pessoas. Mas como fazer casas belas, com uma pegada sustentável, seja usando tecnologia, seja usando a boa e velha Arquitetura?

Reuni sete exemplos pelo mundo, sendo três brasileiros.

1- ZEB Pilot House projeto de Snøhetta na Noruega.

A inclinação da casa que marca o volume contém os painéis solares e coletores que, junto com a energia geotérmica coletada do chão, supre as necessidades de energia e pode ainda abastecer um carro elétrico durante o ano. Casa que reúne conceitos de arquitetura e tecnologia atuais para otimizar conforto e economia/geração de energia.


ZEB Pilot House
2-  Eco Casa em Bairro Parisiense projeto de Djuric Tardio Architectes

Casa pré fabricada com painéis de madeira de cooperativas com cuidado sustentável no manejo das florestas. Sistemas de isolamento, arquitetura bem planejada e coleta de águas da chuva complementam a proposta. E o interessante é que seguem a volumetria do entorno com uma linguagem diferenciada.



Casa pré fabricada e sustentávem em madeira

3- Minimun House de Scheidt Kasprusch Architekten


Uma proposta alemã de oferecer casas pequenas em série e dotadas de todo o conforto ambiental.
Minimun House
 4- Casa sustentável na Africa do Sul - projeto de Veld Architects

Projetada para ser agradável em todos os climas, é um volume elegante, que se abre à natureza e até a sua piscina é tratada sem cloro.


Casa Sustentavel sul africana
5- Eko House - Equipe brasileira no decathlon 2012


A proposta brasileira desenvolveu o projeto da Eko House utilizando materiais naturais locais de origem sustentável e pré fabricação como fator de redução de custos, seja no orçamento seja no tempo de construção. E mesmo sem usar de tecnologia avançada, essa casa produz três vezes mais energia que consome.
.Eko House - proposta brasileira no Decathlon 2012
6 - Casa - Alex Nogueira

Uma casa do arquiteto para si mesmo. Programa enxuto que cabe em 45 m2. Estrutura metálica. Volume elegante, resultado idem. Uma mostra que casa pequena pode ser sim cheia de charme.  

7- Casa de Vila Matilde - Terra e Tuma Arquitetos  

É possível construir bem em um terreno estreito e com orçamento super reduzido? Terra e Tuma Arquitetos mostram que não apenas de pode, como ainda dão aula de boa arquitetura. Uma obra rápida, barata e que resolveu o problema de seus usuários e ficou muito boa. 

Vejam mais exemplos de casas sustentáveis AQUI 

Gostou? Tem alguma sugestão? 


Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros