Renomear a arquitetura: quando a teoria precisa olhar para a vida

Imagem
Há livros de arquitetura que nos ajudam a entender melhor projetos e/ou a trajetória de um profissioal. Há outros que ajudam a entender melhor a própria arquitetura.  Renomear a arquitetura em sua evolução técnica, formal e ética (Editora Olhares) , do  renomado arquiteto catalão Josep Maria Montaner, pertence à segunda categoria. Fazia um tempo que um livro de teoria não me pegava tanto para a leitura e reflexão. Um dos motivos é que, depois de tantos anos trabalhando com arquitetura, uma questão continua me acompanhando desde sempre: para quem estamos projetando? A pergunta parece simples. Talvez até óbvia. Mas basta lançar um olhar mais crítico para nossas cidades, nossas casas e nossos edifícios para perceber que esta pergunta ainda está longe de ser respondida de maneira satisfatória. Quem circula por esses espaços? Quem consegue permanecer neles? Quem é considerado quando uma calçada é desenhada, quando uma moradia é planejada, quando se define a altura de uma banca...

Que tal fazer um Natal do bem? Plante uma árvore

Natal é aquela época em que "as esperanças se renovam nos corações" e aumentam as festas de confraternização. E com elas vem os amigos secretos.

Amigos secreto é uma boa invenção para se presentear quando são muitas pessoas. Escolhe-se um, estipula-se uma quantia e lá vai a gente tentar adivinhar o que aquela pessoa poderia gostar dentro daquele orçamento.

Me permitam dar uma sugestão: que tal fazer um Natal do bem? Espalhar uma gotinha que seja da nossa verba para alguma causa nobre? De repente toda a turma pode se reunir e contribuir. Existem várias por aí. Vou sugerir uma em especial.
 
Com R$ 20,00 você pode plantar uma árvore na mata atlântica e ainda garantir a sua manutenção por cinco anos. Para dar uma ideia do estado de desmatamento da mata, é só olhar o quadro abaixo.
Que tal começar a mudar isso? Seja individualmente, ou em grupo, podemos ajudar, dar a nossa contribuição com um presente que não apenas fará feliz a nós e a quem vai receber, mas e principalmente ao meio ambiente nacional. 
"O projeto Dá Pé é uma iniciativa do Um Pé de Quê? em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e tem como primeira meta plantar 20 mil árvores para restaurar 1,33 quilômetros dos dois lados da mata ciliar na beira do Rio Una, um afluente do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com apenas R$ 20, você pode fazer parte desse projeto garantindo o plantio de 1 árvore e sua manutenção por 5 anos, além de colocar seu nome na nossa floresta Dá Pé, clique em contribuir e plante o número de árvores que você quiser. O plantio e a manutenção ficará a cargo da fundação SOS Mata Atlântica e será feito apenas em Áreas de Proteção Permanente, o que garante que sua árvore nunca será derrubada."

Como faz para contribuir? Veja AQUI

Vocês sabem que faço parte dos blogueiros do projeto Viva 2.0 da Coca Cola. Este ano a Coca Cola nos deu de presente o plantio de uma árvore neste projeto tão especial. Eu não pude estar presente, mas vários amigos lá estavam e pude sentir o quanto este dia foi especial para eles.

E aí? Vamos fazer um Natal do bem? Uma boa ideia para brindar seus clientes e colaboradores.

Gostou? Conta para a gente a sua opinião.
Nos siga também nas redes sociais 
Twitter: @arqsteinleitao
snapchat: arqsteinleitao
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Processo da Arquitetura

DIREITO À PAISAGEM