MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Um container pra chamar de seu

Os conteineres são uma alternativa muito interessante para construções rápidas, relativamente baratas e por isso mesmo são cada vez mais usados por projetistas e pedidos por clientes. Quantos de nós já não nos pegamos pensando em ter um container para chamar de nosso?

Container - Maziar Behrooz

Nesse projeto americano de 2010, o escritório de arquitetura Maziar Behrooz utilizou dois conteineres que, na época, custaram U$ 5.000,00 no total, para solucionar a exigência de um cliente que queria um estúdio de arte que coubesse em seu orçamento, tivesse espaço amplo para seu atelier e ao mesmo tempo proporcionasse um espaço que convidasse à criação. Tudo isso em um amplo terreno ao lado de sua casa. O que eu chamo de um luxo absoluto.

Os arquitetos usaram a casca dos elementos e, com o corte de 75% do piso, o encaixaram sobre um piso inferior, criando assim um espaço de pé direito duplo em alguns locais com um resultado muito interessante. A escada de acesso foi aproveitada como um elemento da visualização das obras de arte. A cor escura no lado externo faz a ligação com a casa existente no local.

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Container - Maziar Behrooz

Uma solução absolutamente simples e encantadora.


(Via)


Nos siga também nas outras redes sociais 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros