Juhani Pallasmaa, arquiteto dos sentidos

Juhani Pallasmaa House
FONTE
O arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa é um clássico para quem enxerga a Arquitetura não como formas, volumes e cores, mas como uma forma de interação com os sentidos humanos. Já resgatei aqui no blog uma entrevista em espanhol onde ele fala como resgatar o elemento erótico na Arquitetura


Segundo ele mesmo, l
a arquitectura es el arte de la lentitud y el silencio. E nada melhor para comprovar como ele concebe a sua criação ver uma casa que ele projetou para si mesmo, um local onde seria possível "esquecer o barulho do mundo exterior e ouvir apenas o próprio batimento cardíaco ".
Juhani Pallasmaa House
FONTE
Minha próxima leitura é o seu livro Os Olhos da Pele. Fiz questão de comprar o livro impresso (há links para download do PDF na web) porque quero ter a sensação tátil de pegar as páginas, poder sublinhar, voltar atrás. É uma sensação bastante diferente da leitura em um tablet ou leitor digital. É mais ou menos a diferença de fazer uma visita virtual e percorrer um prédio ao vivo. Há sensações e impressões que o espaço nos mostra de maneiras tão diversas. Nosso olhar, nosso sentimento do dia, há percepções que só temos ao estar de corpo e alma em um lugar. Na leitura, para mim, também.



Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros