Pular para o conteúdo principal

Estúdio de Pilates com reaproveitamento de móveis

Estúdio de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão
De certa maneira estou me especializando em estúdios de Pilates. Este é o quarto que projeto e executo nos últimos anos. Sou suspeita porque me encontrei no Pilates, amo me alongar e tenho tido grandes ganhos em qualidade de vida com ele. Então é obvio que super recomendo. 

O primeiro desafio do Phisiostar era acomodar o máximo possível de mobiliário e aparelhos da antiga sede, uma casa antiga na rua, para um conjunto de pouco mais de 30 m2 em um moderno prédio comercial. 

O projeto foi então pensado para que esses móveis pudessem se ajustar e poucas alterações foram necessárias. Um fundo de armário, algumas prateleiras e estofar as cadeiras da recepção existentes.
Estúdio de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão

Segundo desafio: conciliar a programação visual e logo do Estúdio com a nova proposta da proprietária, de mais cores e mais vida na ambientação do espaço.
Phisiostar Pilates - Logo
Desafios assumidos e o conceito lançado,começou a etapa de conciliar necessidades garantindo funcionalidade. O Pilates necessita de uma sala ampla para acomodar os aparelhos. E no caso deveria acomodar dois professores e de 4 a 6 alunos por aula. A recepção para a secretaria, cadeiras e bancos para os alunos que esperam a aula. Os vestiários para que possam trocar de roupa. E ainda frigobar, micro-ondas e filtro. Tudo muito enxuto mas muito bonito.  
Estúdio de PIlates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Planta baixa definida com base também nos mobiliário a ser reaproveitado, passamos à definição dos materiais. Por escolha da proprietária, tapetes não seriam usados, a não ser na área dos exercícios de chão. O piso que melhor se encaixou na relação custo benefício foi um laminado mais resistente (mas tomamos o cuidado de colocar feltro nos aparelhos e móveis para que não risque muito).    

Para a recepção a ideia era usar papel de parede e forrar as cadeiras com um tecido bem vivo. Mas acabamos por usar o tecido nas paredes, colado, e foi realmente o diferencial do projeto. Super palmas para o bom gosto da proprietária. O tom das paredes laterais foi escolhido em função do tecido e do logo do estúdio.
Estúdio de PIlates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Gosto de registrar o andamento da obra. Uma para que se tenha a memória do antes e depois. E principalmente para marcar alterações de encanamentos e elétrica. 

O conjunto estava cru, sem piso e sem forro. Os espelhos foram reaproveitados da antiga sede. As luminárias são todas em LED. Os armários novos foram os do banheiro (mas mesmo assim a torneira foi reaproveitada), do vestiário e o do frigobar.  

Recepção Estudio Pilates - Arq Elenara Leitao

Colando tecido parede estudio Pilates - Arq Elenara Leitao
As divisórias de gesso acartonado facilitaram bastante a ambientação. O tecido e a cor fizeram a diferença.
Clinica de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Cortinas verticais brancas protegem do sol da tarde, ao mesmo tempo em que são praticas para lavar. 

A luz natural vai permitir que praticamente não se use luz artificial durante o dia. E o conjunto tem ainda um diferencial de respeito: uma vista maravilhosa para o Parque da Redenção em Porto Alegre.

Parque da Redenção - Porto Alegre
Veja também este outro projeto de Pilates e Fisioterapia que projetei : Minha Fisio 

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…