MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Residência Alma - uma reforma criativa

Ainda pouco falei das casas com nomes e alma e eis que me deparo com uma que se chama...Alma! O simbolismo me chamou a atenção. Logo depois da forma.
Paramount - Alma Residence

Paramount - Alma Residence
Olhem só que proposta interessante de reforma concebida pelo Studio Plasma. O programa pedia uma solução para dois problemas: a reforma de uma casa de hóspedes tradicional do Tirol italiano e um novo lar para o arquiteto do projeto. O resultado: o aproveitamento de um espaço no telhado para não apenas alojar o arquiteto, sua família e seu escritório, como expor uma forma inusitada e garantir iluminação ampla.
Paramount - Alma Residence
Os espaços internos contam com terraços e jardins que ligam os habitantes com o exterior. Em um clima frio como o da região, ter acessos múltiplos com o exterior são um trunfo em um projeto. Além de tornarem a vida mais agradável já que muitas vezes o frio pede muitos vidros mas também muita luz e sol. 

Paramount - Alma Residence

Paramount - Alma Residence
Usando concreto armado e elementos pré fabricados de madeira laminada, com o devido isolamento, a construção se insere na topografia como se dela fizesse parte, ao mesmo tempo em que garante aos habitantes uma visão de 360 graus do exterior. 
Paramount - Alma Residence
 Paramount - Alma Residence
 
Um belo exemplo de como uma reforma com ampliação pode atender ao programa solicitado, fornecer uma nova tipologia que ao mesmo tempo que preserva uma parte da original em forma e uso, a renova com uma proposta criativa e que não agrida o entorno. Veja um video do resort pronto AQUI

Paramount - Alma Residence
 Paramount - Alma Residence
Paramount - Alma Residence by Studio Plasma
Family Resort Rainer - Alma Residence

Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros