Grafitti na decoração

Expressar emoções pelas paredes urbanas. Não é uma prática recente. Talvez ela tenha atingido um debate mais acirrado nas últimas décadas em função das pichações que tanto atormentam proprietários privados e poder público. Já falei aqui sobre um livro que tratava sobre isso: SOS Monumento - uma saga contra as pichações.  

Mas e quando essas expressões urbanas assumem formas criativas e enriquecem as muitas vezes cinzas e anódinas paisagens de nossas cidades. Até mesmo o poder público tem se rendido aos artistas de rua e os tem chamado para tratar muros, empenas e outros espaços com as suas criações.
Grafitti grafite
Há quem discorde dessa posição e considerem pichação tudo. Eu não chegaria a tanto, Há muito grafitti (ou grafite, grafito) urbano que me agradam e muito. Concordo que a questão da subversão possa não ser legal e que muitos proprietários possam não concordar. Principalmente se ela é feita sem um prévio acordo. 

Assim vou falar de como usar o grafitti dentro dos espaços. Ele é um recurso super poderoso que pode ser utilizado para dinamizar ambientes. Dependendo de quem o faça, pode até ser um recurso econômico. Mas nem sempre.  Mas ele sempre traz uma imagem de juventude e energia revolucionária. E por isso são muito interessante em quartos de adolescentes, em empresas de criação, em bares e espaços alternativos.

Grafitti grafite
Alguns exemplos de uso. Em luminárias ficam ótimos. Podem ser feitos sobre pantalhas de tecidos ou ainda sobre outros suportes que sejam reutilizados como pontos de iluminação.
Grafitti grafite
Em paredes de quartos de adolescentes (de qualquer idade). Ficam muito bons sobre tinta lousa e podem ser feitos até mesmo com giz.
Grafitti grafite
Um detalhe de ousadia ambientes brancos e minimalistas. Um painel, uma parede, uma cortina, um detalhe que enriquece e rejuvenesce o ambiente.
Grafitti grafite
Como suporte de uma história. Uma parede que fale sobre memórias, sobre sonhos....ah, se as paredes falassem.... 
Grafitti grafite
Grafite como revestimento de estofados formam um contraste bem bacana, principalmente na renovação de uma peça mais antiga.
Grafitti grafite
De uma forma mais suave, pode-se fazer uma colagem de graffitis com adesivos e formar um painel.

Gostou das ideias? Compartilhe com os amigos e deixe a sua opinião.

 

Curta no Facebook  Assine no Flipboard



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros