MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Reforma premiada abre espaço em prédio antigo

Um apartamento de planta complicada em um prédio de esquina no bairro gótico em Barcelona rendeu um prêmio de interiores em 2013 ao estúdio londrino David Kohn Architects.



Imaginem um espaço com muitas possibilidades mas em estado bem desgastado. É o que os arquitetos chamam de um diamante bruto. 

Estava todo compartimentado, ou seja, todo dividido em espaços e cubículos. Era o que o arquiteto chamou de um "potencial escondido pela arquitetura".

O que fizeram? Abriram os espaços, deixaram que ele aparecesse em sua riqueza, com possibilidade de exibir seu pé direito alto e suas imponentes esquadrias. Um espaço aberto ao encontro.
 

Um dos pontos altos do projeto é o piso: um mosaico composto de mais de duas dezenas de modelos de triângulos diferentes. 

"Os clientes adoram porque conseguimos reintroduzir em suas vidas o prazer de estar neste interior, celebrando seu tempo em Barcelona."



"There was all this potential but it was being held back by the architecture" from Dezeen on Vimeo.

Comentários

  1. Um espaço dificílimo de decorar - impossível mesmo para reles mortais.
    Ficou show! Gostei do vídeo.
    Abraços e ótima semana,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. E adorei a pesquisa para o piso! Abraços e obrigada pela visita e comentário. Abraços, Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros