MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Decoração de ambientes pequenos: use e abuse da criatividade

Na hora de adquirir um apartamento percebemos que a maioria dos imóveis estão com a metragem menor do que no passado. Anteriormente, era comum apartamentos com 90m², hoje em dia boa parte deles estão com quase metade desse tamanho. Muita gente pensa que decorar esses apartamentos é difícil, mas vamos mostrar que a decoração de ambientes pequenos pode ser fácil. Basta usar e abusar da criatividade. 
Fonte Viva Decora

Fique atento nas dicas a seguir e faça um bom planejamento para decorar seu imóvel. Acredite, pequenos espaços podem ser mais otimizados que grandes ambientes.  

Confira essas dicas para decoração de ambientes pequenos

Antes de tudo, meça o ambiente que deseja decorar. Ter anotações e a planta do imóvel em mãos é muito importante para que nenhum detalhe seja esquecido. Defina o estilo que deseja seguir e tente não se perder nas múltiplas escolhas que o mercado vai te oferecer. O primeiro ponto é reparar as entradas de luz natural no ambiente. Você deve distribuir os móveis de tal forma que valorize a luz do dia no ambiente. Quanto a iluminação artificial, prefira as lâmpadas de luz branca para clarear mais o ambiente.
Fonte Viva Decora


Na hora de pintar as paredes, prefira as cores neutras. Tons pastéis, branco e bege são ótimas opções. Para enriquecer o ambiente, pinte uma parede de cor diferente ou use papel de parede. Há infinitas opções de papel de parede com cores claras e desenhos delicados. As cores mais fortes podem aparecer nos objetos pequenos, como itens decorativos, prateleiras, almofadas ou ainda num móvel de sua preferência. Você pode até achar figurinha repetida, mas o uso do espelho nesses ambientes é de extrema importância para a amplitude. Além de propagar a luz, os espelhos dão a sensação de amplitude em ambientes pequenos. Atente-se para que o espelho reflita espaços com muita informação.   
Fonte Viva Decora


Os espaços integrados são ótimos para ambientes pequenos. Você pode unir a sala com a cozinha, ou a sala com o quarto. Alguns apartamentos já são feitos dessa forma. Para decorar, você pode dividir o espaço com uma cortina ou com algum móvel, como um sofá ou uma estante. 
Fonte Viva Decora
Para otimizar o espaço, utilize móveis multifuncionais e embutidos. Eles ajudam a manter o ambiente organizado, é moderno e bonito. As gavetas na cama, nichos embutidos e pufes com baú são ótimos exemplos desses móveis. 

Texto cedido pela Bianca Alvarenga da equipe Viva Decora - Decoração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura