Decoração de ambientes pequenos: use e abuse da criatividade

Na hora de adquirir um apartamento percebemos que a maioria dos imóveis estão com a metragem menor do que no passado. Anteriormente, era comum apartamentos com 90m², hoje em dia boa parte deles estão com quase metade desse tamanho. Muita gente pensa que decorar esses apartamentos é difícil, mas vamos mostrar que a decoração de ambientes pequenos pode ser fácil. Basta usar e abusar da criatividade. 
Fonte Viva Decora

Fique atento nas dicas a seguir e faça um bom planejamento para decorar seu imóvel. Acredite, pequenos espaços podem ser mais otimizados que grandes ambientes.  

Confira essas dicas para decoração de ambientes pequenos

Antes de tudo, meça o ambiente que deseja decorar. Ter anotações e a planta do imóvel em mãos é muito importante para que nenhum detalhe seja esquecido. Defina o estilo que deseja seguir e tente não se perder nas múltiplas escolhas que o mercado vai te oferecer. O primeiro ponto é reparar as entradas de luz natural no ambiente. Você deve distribuir os móveis de tal forma que valorize a luz do dia no ambiente. Quanto a iluminação artificial, prefira as lâmpadas de luz branca para clarear mais o ambiente.
Fonte Viva Decora


Na hora de pintar as paredes, prefira as cores neutras. Tons pastéis, branco e bege são ótimas opções. Para enriquecer o ambiente, pinte uma parede de cor diferente ou use papel de parede. Há infinitas opções de papel de parede com cores claras e desenhos delicados. As cores mais fortes podem aparecer nos objetos pequenos, como itens decorativos, prateleiras, almofadas ou ainda num móvel de sua preferência. Você pode até achar figurinha repetida, mas o uso do espelho nesses ambientes é de extrema importância para a amplitude. Além de propagar a luz, os espelhos dão a sensação de amplitude em ambientes pequenos. Atente-se para que o espelho reflita espaços com muita informação.   
Fonte Viva Decora


Os espaços integrados são ótimos para ambientes pequenos. Você pode unir a sala com a cozinha, ou a sala com o quarto. Alguns apartamentos já são feitos dessa forma. Para decorar, você pode dividir o espaço com uma cortina ou com algum móvel, como um sofá ou uma estante. 
Fonte Viva Decora
Para otimizar o espaço, utilize móveis multifuncionais e embutidos. Eles ajudam a manter o ambiente organizado, é moderno e bonito. As gavetas na cama, nichos embutidos e pufes com baú são ótimos exemplos desses móveis. 

Texto cedido pela Bianca Alvarenga da equipe Viva Decora - Decoração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros