Pular para o conteúdo principal

O centenário de um ícone do design - Coke Bottle 100

De um xarope caseiro, feito em um quintal de casa, à um ícone de uma época - uma bebida que mais que água açucarada é reconhecida e encontrada em qualquer canto da Terra. Sim, estou falando da Coca Cola. Mas mais que a empresa ou o produto, vou falar da centenária garrafa

Ela é tão conhecida e tão ligada ao produto que o representa. Não há necessidade de logotipos. Basta olhar e todos já sabem e reconhecem.Mas sabem como ela nasceu e chegou a ser esse sucesso todo de design?

Lá pelo início do século XX, o xarope que John Pemberton criou em 1886 já estava fazendo muito sucesso. E na esteira dele vieram as imitações ou as bebidas parecidas. Era preciso fazer algo que a diferenciasse de vez.
O que fez a empresa? Um concurso! (Uma pequena pausa para dizer que empresas não crescem e não permanecem por acaso. Elas planejam, elas enxergam mais a frente e elas não são amadoras. Procuram as melhores soluções. (#ficaadica))

A vencedora do concurso em 1915, que procurava uma embalagem que fosse marcante, foi a Root Glass Company, do Estado de Indiana. Uma curiosidade: quem fez o desenho foi o maquinista Earl Dean. Dizem que sua inspiração foi o cacau (cocoa em inglês). Seria um erro acidental ou estratégico? Vá lá se saber....


Essa garrafa gordinha foi a ideia vencedora. Muito simpática e bem diferente das garrafas retas do início. Mas....entre a ideia básica e a realidade da produção existe alguma distância....

Foi assim que a ideia original foi sendo lapidada. E a patente ganhou um novo autor....E de lapidação em lapidação chegamos à patente de 1937 registrada em nome de Eugene Kelly. 

E eis que chegamos ao iluminado ano de 1957, ano do inicio da corrida espacial e do nascimento dessa que vos fala, em que a famosa garrafa chega ao seu formato mais conhecido. 

Tão famosa quanto as mais famosas estrelas de nossa época, ganhou representações glamourosas em obras de arte como a famosa obra de Andy Warhol da década de 60, avaliada em uma fortuna.
E passando por versões customizadas por designers e estilistas modernos. Cada um redesenhando a sua versão da garrafa da Coca Cola.
Leia mais sobre a evolução da garrafa da Coca AQUI com um resumo de como se deu a evolução da garrafa e sua produção, chegando hoje às chamadas garrafas verdes.

E no ano de 2015, em que se comemora os 100 anos da primeira proposta de garrafa diferenciada, a Coke Bottle 100 recebe uma série de homenagens das formas mais variadas. Eu tenho acompanhado pelo Instagram, uma série de fotos que a Coca Cola europeia está promovendo incentivando fotos da garrafa em pontos da França e outros países europeus. Uma delas leva a hashtag #KISSHAPPINES.

Teremos também uma série de exposições de arte no arte inspiradas na Coke Bottle 100 sejam itinerantes, sejam em museus, filmes na TV e mídias, peças impressas com celebridades igualmente icônicas, uma música composta por Francesco Yates: "Nobody Like You" , um livro com imagens de ontem e hoje da garrafa (Kiss the past hello) e um aplicativo chamado Story of the Coca-Cola Bottle. Saiba mais na página The Contour Bottle do Facebook.

Imagens - Pinterest Coke



Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Casa Kiah, um santuário sustentável forte e positivo com home office

Uma herança que a pandemia de 2020 nos lega é uma maior consciência com os nossos espaços residenciais. Fomos obrigados a conviver full time em nossas casas, as usando como local de trabalho e não apenas como dormitórios. Isso fez com que o olhar se tornasse muito agudo para as necessidades e as deficiências a corrigir. Não a toa o boom de reformas e mudanças daqueles que podem se dar a este luxo no período após muitos meses isolados. Eu mesma tenho escrito menos no blog e isso é consequência direta de toda a gama de emoções que afloraram neste período onde portas se fecham e janelas se abrem .  Por isso achei interessante como assunto de volta, trazer esta casa australiana que contempla exatamente essa necessidade de focar em espaços de qualidade em uma casa de campo. Um casal, seus três gatos e a vontade de um "santuário forte e positivo" que incluiu, na reforma da residência, um dormitório que fosse mais que um local de dormir e um espaço para trabalhar com conforto e aleg

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de  Foster + Partners  foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia. Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito. Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado.  A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convi

Dicas para economizar na conta da luz

  Não bastasse os sustos do ano, os gastos do fim dele (ufa!) que não são apenas presentes, mas impostos, 13°, etc, etc, vamos ter também bandeira vermelha nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica já tomou essa decisão, que começa a vigorar no começo de dezembro.  O verão se aproxima com promessas de muito calor, estamos usando muitos aparelhos em casa para manter nossa rotina e trabalho seguindo. Então o que podemos fazer para economizar e não levar (tanto) susto na hora de pagar a conta?    Consciência Em primeiro lugar: consciência. Parece básico, mas não é. Sabe aquele ato automático de abrir a geladeira e ficar pensando no que vai comer? Ou beber? Não faça. Deixar acesas luzes em ambientes onde ninguém está. Apague. Lembro sempre do meu pai que nos incutiu essa cultura do não desperdício desde pequenos. Assimile e passe adiante. Splits e ar condicionado Este será um verão atípico porque muitas vezes teremos que abrir mão de ventilação mecânica em função da pandemi

Banheiros na China: um problema que o governo quer atacar

Acordo de manhã e faço algo quase automático. Vou ao banheiro. Ao dar descarga no vaso e usar a água que sai das torneiras para lavar o rosto e escovar os dentes, não lembro que este é um privilégio que 60% da população mundial não tem. Segundo dados da ONU  cerca de 4,5 bilhões de pessoas não tem o luxo de ter um banheiro em boas condições para usufruto. Foi criado inclusive um Dia Mundial dos Banheiros, em 19 de novembro, para marcar o alerta sobre o tema. Nem sempre lembramos disso. Nossas preocupações com banheiros são mais estéticas e nossos maiores problemas são com um maior ou menor tamanho dessas peças. Nos damos ao requinte de termos vários espaços sanitários em nossas casas. Mas e se não fosse assim? Lembro de minha mãe contando sobre as casinhas de sua infância, os locais que ficavam afastados das casas e onde as pessoas satisfaziam suas necessidades fisiológicas. Em muitos locais do planeta essa ainda é a realidade. Mesmo naquela que todas as previsões apontam como