O centenário de um ícone do design - Coke Bottle 100

De um xarope caseiro, feito em um quintal de casa, à um ícone de uma época - uma bebida que mais que água açucarada é reconhecida e encontrada em qualquer canto da Terra. Sim, estou falando da Coca Cola. Mas mais que a empresa ou o produto, vou falar da centenária garrafa

Ela é tão conhecida e tão ligada ao produto que o representa. Não há necessidade de logotipos. Basta olhar e todos já sabem e reconhecem.Mas sabem como ela nasceu e chegou a ser esse sucesso todo de design?

Lá pelo início do século XX, o xarope que John Pemberton criou em 1886 já estava fazendo muito sucesso. E na esteira dele vieram as imitações ou as bebidas parecidas. Era preciso fazer algo que a diferenciasse de vez.
O que fez a empresa? Um concurso! (Uma pequena pausa para dizer que empresas não crescem e não permanecem por acaso. Elas planejam, elas enxergam mais a frente e elas não são amadoras. Procuram as melhores soluções. (#ficaadica))

A vencedora do concurso em 1915, que procurava uma embalagem que fosse marcante, foi a Root Glass Company, do Estado de Indiana. Uma curiosidade: quem fez o desenho foi o maquinista Earl Dean. Dizem que sua inspiração foi o cacau (cocoa em inglês). Seria um erro acidental ou estratégico? Vá lá se saber....


Essa garrafa gordinha foi a ideia vencedora. Muito simpática e bem diferente das garrafas retas do início. Mas....entre a ideia básica e a realidade da produção existe alguma distância....

Foi assim que a ideia original foi sendo lapidada. E a patente ganhou um novo autor....E de lapidação em lapidação chegamos à patente de 1937 registrada em nome de Eugene Kelly. 

E eis que chegamos ao iluminado ano de 1957, ano do inicio da corrida espacial e do nascimento dessa que vos fala, em que a famosa garrafa chega ao seu formato mais conhecido. 

Tão famosa quanto as mais famosas estrelas de nossa época, ganhou representações glamourosas em obras de arte como a famosa obra de Andy Warhol da década de 60, avaliada em uma fortuna.
E passando por versões customizadas por designers e estilistas modernos. Cada um redesenhando a sua versão da garrafa da Coca Cola.
Leia mais sobre a evolução da garrafa da Coca AQUI com um resumo de como se deu a evolução da garrafa e sua produção, chegando hoje às chamadas garrafas verdes.

E no ano de 2015, em que se comemora os 100 anos da primeira proposta de garrafa diferenciada, a Coke Bottle 100 recebe uma série de homenagens das formas mais variadas. Eu tenho acompanhado pelo Instagram, uma série de fotos que a Coca Cola europeia está promovendo incentivando fotos da garrafa em pontos da França e outros países europeus. Uma delas leva a hashtag #KISSHAPPINES.

Teremos também uma série de exposições de arte no arte inspiradas na Coke Bottle 100 sejam itinerantes, sejam em museus, filmes na TV e mídias, peças impressas com celebridades igualmente icônicas, uma música composta por Francesco Yates: "Nobody Like You" , um livro com imagens de ontem e hoje da garrafa (Kiss the past hello) e um aplicativo chamado Story of the Coca-Cola Bottle. Saiba mais na página The Contour Bottle do Facebook.

Imagens - Pinterest Coke



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros